Os 5 RPGS de mesa mais populares de todos os tempos
Dentre inúmeros RPGs de mesa disponíveis, alguns deles são responsáveis por marcar gerações de jogadores no mundo todo
Podemos dizer que os RPGs de mesa, também conhecidos como Tabletop Role-Playing Game (TTRPG) são um verdadeiro marco na cultura dos jogos. Popularmente conhecidos nos anos 70, os RPGs de mesa continuam extremamente populares para fãs do gênero até hoje.
Os RPGs de mesa se tratam de jogos onde um grupo de jogadores devem criar uma história colaborativa utilizando especialmente sua criatividade, com as regras definidas pelo jogo.
Dessa forma, os jogadores acabam assumindo papéis de personagens na história. Lembrando que em todo jogo existe um mestre do jogo (ou mestre da masmorra), que fica responsável por controlar o mundo e os eventos da história.
Ao longo dos anos, milhares de RPGs de mesa foram lançados, contudo, alguns dos RPGs acabam resistindo ao tempo, sendo considerados os mais populares e famosos RPGs de todos os tempos.
Justamente por isso, decidimos trazer uma lista que conta um pouco sobre quais são os cinco maiores RPGs de mesa de todos os tempos.
Dungeons & Dragons (D&D)
O mais popular e aclamado RPG de mesa de todos os tempos é Dungeons & Dragons, popularmente conhecido como D&D é considerado o RPG de mesa original. D&D foi publicado pela primeira vez no ano de 1974, e desde então passou por diversas interações e edições.
Dungeons & Dragons inspirou inúmeros outros jogos, sendo creditado como o jogo mais popular do gênero. Normalmente, até mesmo pessoas que não conhecem sobre RPGs de mesa já ouviram falar em D&D, onde o jogo ainda ganha destaque na nova cultura pop mainstream.
No mundo de Dungeons & Dragons, os jogadores devem criar seus personagens e explorar um mundo repleto de magia e fantasia, com diferentes criaturas míticas e aventura de sobra. O mestre do Calabouço fica responsável por definir o cenário e controlar o mundo, enquanto jogadores assumem os personagens e tomam decisões que determinam o resultado da história.
Shadowrun
Shadowrun é completamente diferente de D&D, aqui tratamos de um jogo de fantasia cientifica ambientado em um universo ficcional de um futuro próximo onde a cibernética e criaturas mágicas coexistem.
O jogo foi publicado pela primeira vez em 1989, onde em Shadowrun os jogadores assumem papéis de personagens conhecidos como shadowrunners, contratados para completar missões e realizar atividades ilegais.
Shadowrun é verdadeiramente único entre os RPGs de mesa, tendo em vista que mistura elementos de fantasia e ficção cientifica, resultando em um mundo extremamente rico e complexo, repleto de magia, tecnologia e inúmeros perigos. O jogo possuí um cenário profundo e detalhado com jogabilidade rápida e repleta de ação.
Call of Cthulhu
Call of Cthulhu se trata de um RPG de mesa de terror baseado nas obras de HP Lovecraft. Call of Cthulhu foi publicado pela primeira vez em 1981, onde, desde sua estreia se tornou um dos RPGs de mesa mais populares do mundo, especialmente para quem gosta de terror e ocultismo.
Neste jogo, os jogadores assumem o papel de investigadores que estão buscando descobrir a verdade por trás de eventos misteriosos e assustadores. O Mestre do Jogo fica responsável por definir a cena, controlando os eventos, enquanto isso, os jogadores devem utilizar a inteligência e habilidades para resolverem mistérios e ficarem vivos.
Dentre os jogos de RPG de mesa, Call of Cthulhu é conhecido por ter uma jogabilidade tensa e extremamente atmosférica, assim como possuí um cenário extremamente rico e bem desenvolvido. O forte do jogo é o terro e a tensão, uma escolha certeira para quem gosta de um bom susto.
Vampiro: A Máscara
Vampiro: A Máscara se trata de um RPG de mesa de horror pessoal e fantasia urbana, onde vampiros existem e criaram sua própria sociedade secreta para se esconderem da humanidade.
A primeira publicação do jogo aconteceu em 1991, onde, desde então esse se tornou um dos RPGs de mesa mais populares do mundo entre os fãs que gostam de histórias de terror e especialmente vampiros.
Em Vampiro: A Máscara os jogadores devem assumir o papel de vampiros que estão navegando nas complexidades da sociedade vampírica, enquanto tentam manter seu próprio poder e influência.
O jogo possuí um cenário rico com ênfase em manobras políticas e intrigas, o jogo também possuí temas maduros voltados para adultos, o que torna Vampiro: A Máscara uma experiência mais do que especial para quem gosta de jogos mais sérios e instigantes.
Star Wars: O RPG
Star Wars: The Roleplaying Game da Fantasy Flight Games (agora Edge Studios) se trata de um RPG de mesa, totalmente ambientado no universo de Star Wars. O jogo teve sua primeiro publicação em 2012, e desde então se tornou um dos RPGs de mesa mais jogados do mundo, especialmente pela grande fanbase da franquia Star Wars.
Em Star Wars: O RPG, os jogadores devem assumir papéis de personagens do universo de Star Wars, e o Mestre do Jogo fica responsável por definir a cena e controle dos eventos. O jogo possuí uma mecânica super imersiva e envolvente.
Esse RPG utiliza um sistema de dados personalizado que adicional um nível extra de complexidade a sua jogabilidade, garantindo com que os jogadores tenham experiência desafiadores. O jogo tem ainda tem livros que expandem a mecânica do jogo, são eles:
- Edge of the Empire
- Age of Rebellion
- Force and Destiny
Cada um desses livros oferece uma experiência única do jogo, permitindo que os jogadores consigam explorar inúmeros aspectos diferentes dentro do universo único de Star Wars.
Comentários estão fechados.