Carreira de professor: 5 vantagens e 5 desvantagens
Se você sonha em seguir a carreira de professor, conheça as principais vantagens e as principais desvantagens dessa profissão.
A carreira de professor é uma das mais respeitadas da sociedade, os docentes são, merecidamente, reconhecidos como uma parte fundamental da sociedade. Afinal, todas as profissões precisam de um professor.
Confira abaixo cinco vantagens e, depois da imagem, cinco desvantagens da carreira de professor:
1 – Uma carreira honrada
Os professores exercem uma das principais atividades da sociedade, eles preparam os estudantes para a vida profissional. Sempre que alguém se forma, consegue um emprego ou é aprovado em um concurso, um professor está envolvido naquele sucesso.
Leia também | 10 países que pagam maiores salários do mundo para professores
2 – É possível trabalhar em mais de um local
Os professores podem trabalhar em diferentes instituições de ensino, desta maneira, é possível aumentar seus rendimentos mensais. Entretanto, é preciso ter planejamento para conseguir conciliar os serviços.
3 – Uma profissão gratificante
Pode acompanhar o desenvolvimento dos seus alunos e ser testemunha de que eles estão aprendendo e evoluindo com os seus ensinamentos, é algo gratificante e uma conquista eterna.
4 – Aprendizagem constante
Saiba que um professor também é um eterno aluno! Os docentes estão sempre se atualizando sobre as mudanças na sociedade para entender o comportamento dos mais jovens, eles podem aprender com os alunos. Além da parte social, é preciso sempre estar se atualizando sobre as novidades da sua matéria.
5 – Férias duas vezes ao ano
Os professores podem aproveitar os feriados prolongados e férias, assim como os alunos. Portanto, todo meio e final de ano os docentes podem aproveitar as férias assim como os alunos.
1 – Desinteresse dos alunos
Um dos grandes desafios da carreira de um professor pode ser o desinteresse de alguns alunos, que, além de não prestarem a atenção na aula, atrapalham os outros, isso pode ser um grande desafio em algumas instituições.
2 – Psicológico
Os professores precisam lidar com diferentes pessoas todos os dias, de diferentes personalidades, nem todos os alunos e responsáveis são gentis e isso pode afetar o psicológico dos docentes, causando ansiedade e depressão.
3 – Desvalorização salarial
Citamos como uma das vantagens a chance de trabalhar em diversas instituições, entretanto, os professores trabalham em mais de um local justamente por conta da desvalorização salarial, como uma maneira de aumentar a renda.
Leia também | Estudar para concursos: 7 dicas gratuitas para você se preparar
4 – Indisciplina
Alunos indisciplinados vão existir em todos os locais, desde o ensino fundamental até o superior. Lidar com pessoas é algo que pode ser extremamente estressante. Infelizmente, sempre existirão alunos sem disciplina, porém, felizmente, eles são minoria.
5 – Falta de material e estrutura
Os professores que trabalham na rede pública precisam muitas vezes dar aula em situações precárias, salas com goteiras, sem ar-condicionado, prédios quebrados, além de, muitas vezes, o professor não ter materiais a sua disposição.
Comentários estão fechados.