Evite essas perguntas em uma entrevista de trabalho
Em uma entrevista de trabalho, entrevistador e entrevistado devem evitar perguntas que possam criar desconfiança, ansiedade e nervosismo
Em uma entrevista de trabalho, entrevistador e entrevistado devem evitar perguntas que possam criar desconfiança, ansiedade e nervosismo. O melhor é deixar de lado situações que possam atrapalhar o andamento da conversa e também deixar de lado respostas que possam interferir na contratação.
É muito comum que o entrevistado fique nervoso quando vai ser avaliado para uma vaga de trabalho. Para que as coisas corram bem é necessário que o recrutador diante do candidato a vaga de emprego, evite perguntas do tipo:
- “Qual é a sua orientação sexual?”
- “Qual a sua religião?”
- “Você planeja ter filhos?”
- “Sua vida social é agitada?”
- “Você tem dívidas?”
- “Casou-se jovem por qual motivo?
Esse tipo de abordagem pode deixar o candidato desconfortável. Outra situação que deve ser evitada é questionar sobre problemas de saúde, uso de medicamentos controlados ou hábitos pessoais, como consumo de álcool ou tabagismo.
O entrevistador deve sempre lembrar que o objetivo da entrevista é avaliar as competências e a adequação do candidato ao cargo. Portanto, evite perguntas que possam desqualificá-lo injustamente, como focar excessivamente em lacunas no currículo ou experiências passadas negativas.
Leia também | 7 profissões que nunca faltam oportunidades de emprego
Perguntas que o candidato ao trabalho deve evitar
O candidato à vaga de emprego durante a entrevista deve procurar ficar calmo e ter confiança em si mesmo. Para ter mais segurança procure evitar perguntas ao recrutador que possa deixá-lo desconfiado.
Por exemplo, o candidato nunca deve perguntar ao recrutador: O que a sua empresa faz? Esse tipo de pergunta já mostra de cara que você não sabe nada e nem fez nenhuma pesquisa em relação à empresa que deseja trabalhar. Hoje em dia, a internet pode ajudar em uma pesquisa sobre uma empresa e qual é o seu ramo de trabalho.
Vocês fazem verificação de antecedentes? Essa é uma outra pergunta que o candidato não deve fazer. Ao fazer essa indagação, o candidato vai deixar o entrevistador desconfiado. Logo, a conversa pode ficar constrangedora. Você pode deixar transparecer que está escondendo algo.
Em quanto tempo eu posso ser promovido? Esse tipo de questionamento pode deixar uma impressão errada. O entrevistador pode pensar que você nem conseguiu a vaga e já está pensando em uma promoção. O melhor é você focar no objetivo atual, ser contratado. Tudo tem seu momento certo.
O recrutador pode achar que você não tem foco caso ele ouça de você essa pergunta: Sendo contratado, eu posso me candidatar a outras vagas na empresa? Isso pode deixar uma impressão que você nem conseguiu a vaga e já pensa em mudar. Geralmente quando recrutadores e gerentes de contratação vão selecionar um candidato, desejam alguém interessado em permanecer no cargo a longo prazo.
Lembre-se de que uma boa entrevista é uma oportunidade para mostrar suas habilidades, conhecimentos e personalidade de forma positiva. Por isso, evite perguntas que possam atrapalhar sua contratação e deixar uma impressão ruim.
Comentários estão fechados.