8 filmes de faroeste antigos que ninguém esquece
Durante um bom tempo os filmes de faroeste reinavam na programação da TV aberta no Brasil. Atualmente, raro ver esses filmes na televisão
Durante um bom tempo os filmes de faroeste reinavam na programação da TV aberta no Brasil. Hoje, é muito difícil você ver uma emissora de TV reservar um espaço para esse tipo de filme. No entanto, essas produções possuem milhares de fãs no Brasil.
Os longas mais conhecidos no Brasil são o faroeste spaghetti. O faroeste spaghetti, também conhecido como spaghetti western, é um subgênero de filmes de faroeste que surgiu na Itália durante as décadas de 1960 e 1970. Geralmente produzidos por diretores italianos e muitas vezes filmados na Itália ou na Espanha
Conheça 8 filmes de faroeste antigos que ninguém esquece
Três Homens em Conflito (1966)
Três Homens em Conflito é um marco do “faroeste espaguete” realizado na Itália. Foi responsável por alavancar a fama do ator e diretor Clint Eastwood (Menina de Ouro).
Foi lançado em 1966, dirigido por Sergio Leone. A trama se passa durante a Guerra Civil Americana e segue três pistoleiros que competem para encontrar uma fortuna em ouro confederado enterrado. O filme é conhecido por suas cenas icônicas, uso inovador de close-ups e long shots, e pela trilha sonora inesquecível de Ennio Morricone.
O filme está disponível no Prime Video.
Sete Homens e Um Destino (1960)
Sete Homens e Um Destino (título original: The Magnificent Seven) é um clássico do faroeste lançado em 1960, dirigido por John Sturges. O filme é uma adaptação do filme japonês Os Sete Samurais de Akira Kurosawa.
A história se passa em um vilarejo mexicano que é constantemente atacado por um bando de pistoleiros liderados por Calvera (interpretado por Eli Wallach). Desesperados, os moradores contratam sete pistoleiros, liderados por Chris Adams (Yul Brynner), para defendê-los.
No elenco também estão Steve McQueen, Charles Bronson, e James Coburn, entre outros. A trilha sonora, composta por Elmer Bernstein, é uma das mais icônicas do cinema.
O filme está disponível no Prime Video e Apple TV+.
Silverado (1985)
Silverado é um filme de faroeste americano lançado em 1985, dirigido por Lawrence Kasdan. A trama segue quatro amigos que se unem para combater as injustiças em uma pequena cidade no Velho Oeste. O elenco inclui Kevin Kline, Scott Glenn, Danny Glover e Kevin Costner.
Foi indicado a dois Oscars, incluindo Melhor Som e Melhor Trilha Sonora Original. É também lembrado por revitalizar o gênero de faroeste na década de 1980, graças ao seu elenco estelar e à trama envolvente.
“Silverado” está disponível na Netflix.
Onde Os Homens São Homens (1971)
“Onde Os Homens São Homens” foi dirigido por Robert Altman e lançado em 1971. O longa é um faroeste dramático estrelado por Warren Beatty e Julie Christie.
No início do século XX, John McCabe (Warren Beatty), um homem com um passado misterioso, chega a um remoto povoado do oeste americano para montar o primeiro prostíbulo da comunidade. Ele se junta a Constance Miller (Julie Christie), uma cafetina experiente, e juntos transformam o bordel em um empreendimento de luxo. Mas a alegria deles é interrompida por forasteiros que querem comprar o prostíbulo.
“Onde Os Homens São Homens” está disponível no Prime Video.
Por Um Punhado de Dólares (1964)
“Por Um Punhado de Dólares” (1964), dirigido por Sergio Leone, se tornou um clássico do cinema do gênero faroeste. É estrelado por Clint Eastwood em seu primeiro papel principal, interpretando um pistoleiro sem nome que chega à cidade de San Miguel, na fronteira entre o México e os Estados Unidos. A cidade está dividida entre duas facções rivais, os Baxters e os Rojos, e o pistoleiro decide trabalhar para ambos os lados para lucrar com o conflito.
O longa está disponível na Apple TV+.
Era Uma Vez no Oeste (1968)
“Era Uma Vez no Oeste” é um dos maiores clássicos dos filmes de faroeste dos anos 60. Foi dirigido por Sergio Leone. É Conhecido por sua cinematografia impressionante, trilha sonora icônica composta por Ennio Morricone e performances memoráveis de Henry Fonda, Charles Bronson e Claudia Cardinale.
A trama gira em torno de uma viúva que herda uma terra valiosa e se vê no meio de uma disputa entre um barão das ferrovias e um misterioso pistoleiro. O filme é aclamado por suas cenas de tensão e pela maneira como Leone utiliza o silêncio e a música para criar uma atmosfera única.
O filme está disponível no Google Play Filme e TV, Apple TV+ e Prime Video.
Um Homem Chamado Cavalo (1970)
A história se passa no início do século XIX e retrata a vida dos índios Sioux americanos. O enredo segue John Morgan, um senhor inglês que é capturado pelos Sioux e dado como presente à mãe do chefe da tribo. Inicialmente tratado como um escravo, Morgan gradualmente abraça o modo de vida da tribo e se esforça para ser aceito como um guerreiro.
Este filme não está disponível em nenhum serviço de streaming.
Leia também | Batman – Cruzado e Encapuzado: conheça o novo sucesso do Prime Video
Django (1966)
Django é um outro clássico dos filmes de faroeste spaghetti de 1966. Foi dirigido por Sergio Corbucci e estrelado por Franco Nero, que interpretou o personagem que dá título ao filme.
Django é um ex-soldado da União que se torna um andarilho e se envolve em um conflito entre uma gangue de racistas sulistas e um grupo de revolucionários mexicanos.
“Django” se tornou um sucesso comercial e ganhou um grande culto de seguidores, sendo amplamente considerado um dos melhores filmes do gênero. ´Tem uma das melhores trilhas sonoras, que é frequentemente elogiada. Ela foi composta por Luis Bacalov.
Onde assistir: Netflix, Apple TV+, Prime Video e Google Play Filme e TV.
Comentários estão fechados.