Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Conheça 10 novelas brasileiras que fizeram sucesso em Portugal

O amor dos portugueses pelas novelas brasileiras começou na década de 70

O amor dos portugueses pelas novelas brasileiras começou na década de 70. Eles ficaram encantados com a história de Gabriela, Cravo e Canela, estrelada por Sônia Braga e Armando Bógus. A trama conquistou o país que parava para assistir a produção da Globo.

Logo os portugueses se acostumaram a assistir às novelas produzidas no Brasil pela TV Globo. No texto a seguir, selecionamos 10 novelas brasileiras que foram verdadeiros sucessos em Portugal.

Gabriela (1975)

Gabriela / Imagem de Divulgação/ Globo

Como já citamos no texto, Gabriela foi a primeira novela brasileira exibida em Portugal na década de 70. A história é uma adaptação do romance de Jorge Amado, “Gabriela, Cravo e Canela”. 

No elenco estão nomes como de Sônia Braga, Armando Bógus, José Wilker, Nívea Maria, Fúlvio Stefanini, Dina Sfat, Elizabeth Savalla, Marcos Paulo, Eloísa Mafalda e Paulo Gracindo nos papéis principais.

A história se passa na cidade de Ilhéus, na Bahia, e segue a vida de Gabriela, interpretada por Sônia Braga, uma jovem ingênua e de espírito livre que desperta o desejo dos homens da cidade. 

Roque Santeiro (1987)

Roque Santeiro / Imagem Reprodução/Globo

“Roque Santeiro”, novela de Dias Gomes, conquistou Portugal com a história do personagem que dá nome à novela e também de Sinhozinho Malta (Lima Duarte) e Viúva Porcina (Regina Duarte). A trama foi exibida em Portugal em 1987.

A trama se passa na fictícia cidade de Asa Branca e gira em torno de Roque Santeiro (José Wilker), que é considerado um santo pela população local após supostamente ter morrido defendendo a cidade. No entanto, Roque retorna, vivo, e ameaça desmascarar a farsa que fez a cidade prosperar.

Rei do Gado (1996)

Rei do Gado / Imagem de Divulgação Globoplay

O “Rei do Gado” fez muito sucesso em Portugal. As pessoas paravam o que estavam fazendo para assistir a história que conta o romance entre o latifundiário pecuarista Bruno Mezenga (Antonio Fagundes) e a boia-fria Luana Berdinazzi (Patricia Pillar). Ambos são descendentes de duas famílias rivais de imigrantes italianos, que fizeram fortuna no Brasil com criação de gado e plantações de café. 

Terra Nostra (1999)

Terra Nostra / Imagem Divulgação/TV Globo

“Terra Nostra” gira em torno do romance entre os jovens italianos Matteo e Giuliana. A trama aborda também a imigração italiana e sua importância na formação da sociedade brasileira.

Dois meses após estrear no Brasil, “Terra Nostra” chegava a Portugal através da emissora SIC, conquistando uma grande audiência.

Giuliana (Ana Paula Arósio) e Matteo (Thiago Lacerda), dois jovens imigrantes italianos que se conhecem durante a viagem para o Brasil e se apaixonam. A novela é conhecida por seus cenários deslumbrantes e pela representação detalhada da vida nas fazendas de café do interior de São Paulo.

Laços de Família (2000)

Laços de Família / Imagem Divulgação/TV Globo

“Laços de Família” é lembrada até hoje por uma das cenas mais marcantes quando Camila (Carolina Dieckmann) raspou a cabeça ao descobrir que tinha leucemia. A trama foi escrita por Manoel Carlos. Colaboraram o autor, Fausto Galvão, Maria Carolina, Vinícius Vianna e Flávia Lins e Silva. Foi dirigida por Moacyr Góes e Leandro Neri. 

Helena (Vera Fischer) é uma empresária bem-sucedida, que se envolve em um acidente de trânsito com Edu (Reynaldo Gianecchini), médico recém-formado. Eles acabam se apaixonando e começam um namoro. Mas Alma Flora (Marieta Severo), a tia de Edu, uma mulher rica e muito fina, porém, amarga e dominadora, que o criou como um filho após a morte dos pais deste, é contra o relacionamento.

Chocolate com Pimenta (2003)

Chocolate com Pimenta / Imagem JOÃO MIGUEL JÚNIOR/TV GLOBO

“Chocolate com Pimenta” é um grande sucesso de Walcyr Carrasco. É uma comédia romântica, inspirada na opereta “A Viúva Alegre”, de Franz Lehár. Na trama, Ana Francisca (Mariana Ximenes)  é uma menina humilde, romântica e ingênua que desperta interesse em Danilo (Murilo Benício) na pequena cidade de Ventura, famosa por seus chocolates e bolos artesanais.

A trama foi transmitida em Portugal originalmente pela SIC em 2004, revelando-se um sucesso de audiência. Em 2021, a trama foi exibida novamente no canal Globo.

Alma Gêmea (2005)

Alma Gêmea / Imagem de Divulgação

“Alma Gêmea” é o maior sucesso do autor de novelas Walcyr Carrasco. A história gira em torno do amor eterno de um homem e uma mulher tragicamente separados e que, cerca de 20 anos depois, voltam a se encontrar quando ela reencarna em um novo corpo. 

“Alma Gêmea” estreou na emissora portuguesa SIC há cerca de um mês após a estreia na TV Globo.

A novela segue o amor eterno entre Rafael (Eduardo Moscovis) e Luna (Liliana Castro), que são tragicamente separados e se reencontram anos depois, quando Luna reencarna como Serena (Priscila Fantin).

Avenida Brasil (2012)

Avenida Brasil / Imagem Globo/Estevam Avellar

João Emanuel Carneiro é o responsável pelo grande sucesso de “Avenida Brasil”. A novela conquistou o público do mundo inteiro, se tornando fenômeno. A trama foi líder de audiência em Portugal. 

A trama gira em torno de Rita (Débora Falabella), que busca vingança contra sua madrasta Carminha (Adriana Esteves) após ser abandonada em um lixão.

Amor à Vida (2013)

Amor à Vida / Imagem ESTEVAM AVELLAR/TV GLOBO

“Amor à Vida” gira em torno da família Khoury, que vive entre segredos e conflitos, especialmente na relação conturbada entre os irmãos Félix (Mateus Solano) e Paloma (Paolla Oliveira).

Na trama, anos após ter sua filha roubada, Paloma fica frente a frente com o homem acusado do crime. A médica, porém, nem desconfia que o irmão, o invejoso Félix, é o verdadeiro culpado.

Leia também | 10 doramas românticos sobre o amor verdadeiro

Êta Mundo Bom (2016)

Êta Mundo Bom / Imagem de Divulgação Artur Meninea/ Globo

Walcyr Carrasco coleciona vários sucessos na dramaturgia. Um deles é a novela “Êta Mundo Bom”. Além de conquistar o Brasil, a trama chegou a ser uma das novelas mais vistas em Portugal.

Candinho, interpretado por Sérgio Guizé, enfrenta diversas dificuldades e aventuras ao lado de seu inseparável burro Policarpo. Candinho é um jovem empregado de uma instância rural que é demitido por se envolver com a filha mais jovem da família, Filomena (Débora Nascimento). 

Ele deixa seus pais adotivos para trás e segue para a capital, em busca de sua mãe biológica, Anastácia (Eliane Giardini). O destino insiste em pregar peças, mas com seu jeito otimista de ser, o caipira encara o dia a dia com humildade, generosidade e bom humor.

Comentários estão fechados.