6 profissões recomendadas para quem tem quadros de depressão
Pessoas com depressão costumam se afastar do trabalho, mas, muitas vezes é porque suas profissões não são ideias para seus quadros
A depressão é um dos grandes problemas enfrentados pelo mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 5,8% da população brasileira sofre com depressão — um total impressionante de 11,5 milhões de casos, e que não para de aumentar.
Por ser um problema realmente complexo, que afeta a saúde mental, é muito importante escolher profissões adequados para pessoas com depressão, para maximizar seu bem-estar e consequentemente prosperar.
Boas escolhas envolvem empregos com baixo estresse, poucas interrupções inesperadas, e um ambiente mais livre de distrações. Podem ser tanto empregos internos quanto externos, trabalhando sozinho ou acompanhado de outras pessoas.
Trabalhando com depressão
Pessoas com depressão costumam viver uma maior incerteza sobre suas carreiras. Os sintomas de depressão incluem sentimento de tristeza e desesperança, o que acaba dificultando a procura por uma profissão mais satisfatória, ou mesmo dar tudo de si em um emprego que você tenha.
A depressão pode levar os trabalhadores a desenvolverem sintomas psicológicos e físicos que podem atrapalhar o sucesso profissional, onde, algumas pessoas acabam sendo elegíveis para a aposentadoria por invalidez.
Os sintomas da depressão são bem complexos, e manter a rotina diária pode ser um verdadeiro desafio para essas pessoas. Mas, também não significa o fim do mundo, e nem ao mesmo que não podem ter uma carreira e prosperar.
Leia também | 6 profissões recomendadas para quem tem ansiedade
Profissões para pessoas com depressão
Pela maneira como a depressão se manifesta, existem certos ambientes e empregos que não são tão favoráveis para pessoas com depressão. Os melhores empregos para pessoas com depressão, geralmente possuem arranjos mais flexíveis, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, segurança no emprego, e ambiente previsível.
Devido aos benefícios do tempo em contato com a natureza, trabalhar ao ar livre pode beneficiar muitas pessoas. Para outros, trabalhar com animais pode ser um excelente escolha.
Trabalhar em ambientes fechados em posições mais flexíveis e previsíveis também ajuda a apoiar o bem-estar psicológico geral. Apesar de não existir um “melhor emprego”, para todas as pessoas com depressão. Aqui estão os melhores para pessoas com quadros de depressão:
1. Bibliotecário
Os bibliotecários, são um grupo de pessoas que escolheram um trabalho que lhes permite trabalhar em um ambiente conhecido por sua tranquilidade, onde o objetivo é ajudar os outros e propósitos positivos.
Os horários de trabalho costumam ser de meio período, e o ritmo mais previsível do que fazer, aliado a paz e o silêncio, criam um ambiente muito confortável para pessoas com quadros de depressão. Fora o fato que é uma profissão com pouquíssimos níveis de estresse e cobrança.
2. Guarda florestal
Trabalhar ao ar livre, em contato constante com a natureza traz inúmeros benefícios para quem sofre com depressão. A luz do sol e a exposição à natureza influenciam positivamente o humor.
Se o seu trabalho lhe dá um motivo para se movimentar, isso é melhor ainda, afinal de contas, a atividade física diminui os sintomas de depressão e ansiedade. Já as interações com outras pessoas lhe dará senso de orgulho ao cuidar de algo especial para você e para outras pessoas.
3. Artista
Se você tem talento para as artes, de diferentes formas, como a pintura, escultura, artesanato, joalheria entre outros. Esse é um excelente caminho para se seguir, especialmente para diagnosticados com depressão.
Esse tipo de trabalho permite com que a pessoa trabalhe no seu próprio ritmo, trabalhando nas horas que funcionam melhor para você, da mesma forma que servem como meio de você se expressar de maneira criativa.
4. Cuidador de animais
Passar tempo com animais, sejam eles seus ou mesmo de outras pessoas, é algo emocionalmente estabilizador. Foi descoberto por cientistas que a companhia animal e mesmo a posse de animais de estimação reduzem os sintomas de depressão.
Caso você não possa ter um animal de estimação, trabalhar mesmo que seja em um emprego de meio período ou integral como cuidador de animais, tosador, profissional que dá banhos, entre outros, pode ser uma atividade muito recompensadora.
5. Serviços pessoais (cabelereiro, massoterapeuta, etc).
Os benefícios de fornecer serviços pessoais para outras pessoas, é uma excelente opção de emprego para pessoas com depressão. Especialmente porque é você quem define seus próprios horários, escolhe seus clientes.
Reconhecendo que a depressão pode minimizar sua motivação, ser compromissado, em ter que fazer seu trabalho pode ajudá-lo a permanecer no caminho certo, especialmente porque você terá total controle sobre sua agenda de trabalho.
6. Horticultor
Se você possuí talento especial para cultivar coisas e está passando por quadros depressivos, trabalhar com horticultura ou jardinagem pode ser algo bom. A jardinagem mantém você conectado com a natureza e pode ser muito gratificante, especialmente ao ver os seus resultados do trabalho.
Passar um tempo ao ar livre, trabalhando com outras pessoas ou sozinho, em contato com a natureza, ajuda a reduzir os sintomas depressivos, e aumenta consequentemente a sensação de satisfação.
Comentários estão fechados.