Os 7 piores estados brasileiros para encontrar emprego
Saiba quais são os piores estados brasileiros para encontrar emprego, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).
É possível saber quais são os piores estados para encontrar emprego com base na taxa de desemprego divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a qual é a porcentagem de pessoas na força de trabalho que estão desempregadas.
Com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Trimestral, o IBGE divulgou em maio deste ano quais são as taxas de desemprego do primeiro trimestre de 2024. Os números são otimistas na maioria dos casos, mas ainda existem os piores estados, quando o assunto é encontrar emprego.
A taxa de desemprego aumentou em 8 das 27 unidades da federação (UFs) no primeiro trimestre de 2024. É importante conhecer quais são os estados brasileiros com menos oportunidades profissionais para se manter atualizado sobre o mercado de trabalho deste ano.
Bahia (14%)
A Bahia é um estado muito famoso por conta do turismo e por suas festas, pessoas do mundo todo viajam para conhecer a cultura baiana, porém, infelizmente, o estado tem a maior taxa de desemprego do Brasil.
Leia também | Está procurando emprego? Então confira essas dicas úteis
Pernambuco (12,4%)
Pernambuco teve uma redução na taxa de desemprego, em comparação ao mesmo período do ano passado. No primeiro trimestre de 2023 a taxa era de 14,1%, este aumento deixou o estado como o segundo pior para conseguir trabalho este ano.
Amapá (10,9%)
O mercado de trabalho no Amapá teve uma melhora esse ano, a taxa de desemprego reduziu bastante, no primeiro período de 2023 o estado tinha uma taxa de desemprego de 12,2%.
Rio de Janeiro (10,3%)
O Rio de Janeiro teve uma redução de 1,3% na taxa de desemprego, em comparação com o mesmo período do ano passado, mas o estado continua sendo um com as piores oportunidades de emprego.
Sergipe (10%)
Sergipe teve uma grande redução na taxa de desemprego, mas o estado se manteve entre os dez piores para conseguir trabalho. No primeiro trimestre do ano passado o estado tinha uma taxa de 11,9%.
Piauí (10%)
O estado nordestino teve uma redução na taxa de desemprego, porém, ele continua entre os piores para conseguir trabalho, assim como no ano passado. Muitos piauienses buscam oportunidades em outros locais.
Leia também | Emprego em Portugal: 7 oportunidades mais comuns para brasileiros
Alagoas (9,9%)
Finalizamos nossa lista com mais um representante do Nordeste, Alagoas, o estado acumula diversos problemas que acabam impactando no mercado de trabalho da região, gerando diversas dificuldades.
Comentários estão fechados.