Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Empresas não estão depositando o FGTS, veja como consultar seu saldo!

Mais de 215 mil empresas não estão depositando corretamente o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) dos trabalhadores.

Infelizmente, milhares de empresas brasileiras não estão honrando as suas obrigações e estão deixando de depositar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) na conta dos trabalhadores.

O Fundo de Garantia é um direito de todo trabalhador brasileiro que possui carteira assinada, o FGTS visa proteger o trabalhador demitido sem justa causa e fornecer uma segurança financeira para situações emergenciais. 

É preciso estar atento e sempre verificar para saber se a empresa que você trabalha está ou não depositando o saldo do seu FGTS.

Milhares de empresas não estão depositando o FGTS

Segundo levantamento do Instituto Fundo de Garantia do Trabalhador (IFGT), mais de 215 mil empresas estão inscritas na Dívida Ativa da União, por não estarem depositando os valores relativos ao FGTS dos funcionários. 

Somando a dívida de todas as empresas, o valor é bilionário! Totalizando incríveis 45,8 bilhões de reais. A falta de depósito dessas empregadoras está afetando a vida de milhões de trabalhadores, que não estão recebendo seus direitos trabalhistas corretamente.

Cerca de 5 milhões de profissionais que continuam nas empresas ou que já foram desligados, estão com o saldo inferior ao que eles realmente têm direito na conta do Fundo de Garantia.

Leia também | Conheça 10 situações em que você pode sacar o FGTS

Como verificar seu saldo do Fundo de Garantia?

A Caixa Econômica Federal disponibiliza ferramentas digitais para os trabalhadores poderem acessar as suas contas do Fundo de Garantia, o meio mais simples e prático é o aplicativo do FGTS, que pode ser baixado em aparelhos Android e iOS, eles estão disponíveis nas lojas de aplicativos.

Pelo aplicativo é possível acessar todos seus extratos detalhados, da conta da empresa que você trabalha e de empresas que você já foi desligado, podendo conferir todas as datas e valores dos depósitos. 

Entretanto, para quem não conseguir realizar o acesso por meio do aplicativo, é possível solicitar o extrato diretamente em qualquer agência da Caixa. Caso seus depósitos não estejam corretos, converse com o RH da sua empresa, se não resolver, procure o auxílio de um advogado trabalhista.

Leia também | Saque aniversário do FGTS: Saiba como funciona e como calcular

Denúncias e correção

As empresas que não estão depositando corretamente vão precisar pagar multas, juros e depositar o valor corrigido na conta dos trabalhadores. Caso você não consiga resolver com a empresa, existem duas opções: denunciar diretamente ou entrar em contato com um advogado trabalhista.

Para denunciar diretamente, esses são os órgãos competentes:

  • Delegacia Regional do Trabalho (DRT);
  • Sindicato da categoria profissional;
  • Superintendência Regional do Trabalho;
  • Ministério Público do Trabalho; e
  • Portal Gov.br, que oferece um canal específico para denúncias trabalhistas.

Comentários estão fechados.