Bolsa família: Saiba o que pode fazer você perder esse benefício
O Bolsa Família é o maior programa de combate à pobreza do Brasil, é preciso seguir as regras para continuar recebendo!
O Bolsa Família é um benefício concedido para famílias de baixa renda, existem regras que os beneficiários precisam cumprir para continuar recebendo mensalmente esse auxílio do Governo Federal.
O Bolsa Família é o maior programa de transferência de renda e combate à pobreza e à fome do Brasil, uma das principais regras para ser elegível para participar é ter renda mensal familiar de até R$ 218 por pessoa.
Este é um programa social muito importante para milhares de famílias, deixar de receber esses valores pode gerar prejuízos inestimáveis, confira abaixo o que pode fazer com que você perca o seu Bolsa Família.
Deixar de atualizar a suas informações pode fazer você perder o Bolsa Família!
Se o seu grupo familiar deixar de atualizar as informações por até dois anos, vocês podem ser excluídos do Bolsa Família. Uma das principais regras para continuar recebendo o Bolsa Família é estar com o cadastro atualizado.
Leia também | Calendário Bolsa Família 2024: veja quando você vai receber
Frequência escolar
Mais uma das regras do programa é manter a crianças na escola, por este motivo elas precisam ter uma frequência escolar, as crianças devem estar matriculadas e indo estudar:
- “Beneficiários de 6 a 18 anos incompletos que não tenham concluído a educação básica, devem manter uma frequência escolar mínima de 75%”, segundo as regras do programa.
MEI
Se você abrir um Microempreendedor Individual (MEI) e a sua renda familiar aumentar para mais de 218 reais por pessoa, existe a possibilidade de você perder o benefício.
Caso a renda aumente para até meio salário-mínimo por pessoa, excluindo-se os valores recebidos do Bolsa Família. Nesse caso, você receberá por mais 24 meses a metade do valor do benefício.
Se ao final dos 24 meses, a sua renda familiar estiver acima de meio salário mínimo por pessoa, pode acontecer o desligamento.
Vacinação
Acompanhar a vacinação das suas crianças é mais uma exigência para continuar recebendo o Bolsa Família, portanto esteja atento às datas das campanhas de vacinação e garanta que os seus filhos estejam com a carteira de vacinação em dia.
Se você estiver com dúvidas, vá até um posto de saúde com a carteirinha de vacinação para fazer uma verificação.
Leia também | Seguro-desemprego: tire todas suas dúvidas sobre esse benefício!
Acompanhamento pré-natal é importante para saúde da gestante e para manter o Bolsa Família!
As famílias que recebem o Bolsa Família e tiverem uma gestante no grupo familiar, devem garantir que ela esteja realizando o acompanhamento pré-natal junto em uma unidade de saúde, este é mais uma das regras do programa.
“As famílias saem do Programa Bolsa Família por não atualizarem as informações cadastrais ou porque melhoraram de renda, não se adequando mais ao perfil para receber o benefício ou descumpriram os critérios do programa. O descumprimento dos compromissos nas áreas de educação e de saúde também pode levar ao cancelamento do benefício”, afirma a Caixa Econômica Federal.
Comentários estão fechados.