Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Você sabe qual é a diferença entre o FBI e a CIA?

Você já deve com certeza ter ouvido em filmes e séries com personagens que são agentes da CIA ou do FBI

Você já deve com certeza ter ouvido em filmes e séries com personagens que são agentes da CIA ou do FBI. Mas você sabe quais as diferenças que existem na vida real entre as duas agências de investigação americana?

O FBI (Federal Bureau of Investigation) e a CIA (Central Intelligence Agency) são duas agências importantes dos Estados Unidos, mas têm funções bem distintas.

FBI (Federal Bureau of Investigation)

Para você entender melhor, o FBI é uma espécie de Polícia Federal dos Estados Unidos. Seu foco são as investigações de cidadãos e empresas que violam as leis federais. Muita gente pensa que o FBI é um departamento de polícia nacional. Mas isso não é verdade. A Agência tem jurisdição específica para certos tipos de crimes, administrada pelo Procurador Geral da Justiça dos Estados Unidos.

Quando foi fundado?

O Federal Bureau of Investigation (FBI) foi fundado em 1908 por Charles Joseph Bonaparte, é considerado a maior agência policial do mundo, com cerca de trinta mil funcionários atuando em sessenta países. Sua atuação é principalmente dentro dos Estados Unidos.

CIA (Central Intelligence Agency)

Já a CIA tem outro papel dentro das regras americanas. A Central Intelligence Agency, como próprio nome já diz, é um serviço de inteligência dos EUA. Tem como missão coletar informações de fontes humanas, avaliar possíveis ameaças à segurança nacional e informar os responsáveis para que sejam tomadas medidas adequadas.

A Agência foi criada durante a Guerra Fria para atender às necessidades estratégicas relacionadas ao avanço do comunismo. Ela perdeu um pouco a sua importância nos dias atuais. No entanto, a CIA ainda desempenha um papel crucial na obtenção de informações relevantes.

Diferentemente do FBI, a CIA concentra seu trabalho no exterior, lidando com questões internacionais.

Você sabia que apesar dessa distinção, houve momentos em que as fronteiras entre as duas agências foram ultrapassadas?  Às vezes, até os espiões precisam colaborar, não é mesmo? 

Leia também | Essas 8 profissões já estão desaparecendo e não existiram mais em 10 anos

Quais séries tem como pano de fundo o FBI?

A TV e os serviços de streaming estão repletos de séries tendo como pano de fundo o FBI: 

O Agente Noturno

Nessa série, acompanhamos a vida do agente do FBI Peter Sutherland, interpretado por Gabriel Basso. Ele é contratado pela Casa Branca para monitorar uma linha de emergência, pronta para ajudar outros agentes durante a noite.

A série está disponível na Netflix.

Fringe

Em “Fringe”, entramos em um mundo de mistérios e fenômenos inexplicáveis. Walter Bishop (interpretado por John Noble) é um cientista brilhante que passou anos internado em uma clínica psiquiátrica.

Quando um acidente de avião deixa tripulantes e passageiros mortos, os agentes do FBI Olivia (Anna Torv) e Peter (Joshua Jackson) começam a investigar. A série está disponível na Max.

Agentes do FBI

Aqui, a trama se desenrola em três linhas do tempo, acompanhando a vida dos estudantes do Quantico. Anos depois de formados, eles se reencontram após uma tragédia e precisam lidar com mudanças no sistema judiciário dos EUA, incluindo a implementação de inteligência artificial na polícia.

Você pode conferir “Agentes do FBI” no Disney+.

Blindspot

A trama começa quando Jane Doe (interpretada por Jaimie Alexander), uma mulher sem memória, é encontrada com várias tatuagens recentes, incluindo o nome de um oficial do FBI. “Blindspot” é uma ótima opção para quem gosta de mistério e ação, e você pode maratoná-la na Netflix.

FBI

A série FBI é centrada nos Estados Unidos e acompanha o trabalho de agentes especiais de uma unidade situada na cidade de Nova York. Eles enfrentam crimes complexos, investigam ameaças à segurança nacional e desvendam mistérios. A ação, os dramas pessoais e as reviravoltas fazem dessa série um sucesso.

Ela está disponível no Globoplay e no Universal+.

FBI: Most Wanted

Já em FBI: Most Wanted, a história gira em torno de uma equipe especializada em caçar os criminosos mais perigosos e procurados do país. Eles estão sempre um passo atrás dos fugitivos que estão na lista proibida da polícia federal americana.

Ela está disponível no Globoplay e no Universal+.

FBI: International

Por fim, temos FBI: International, que narra as missões de agentes da elite que viajam pelo mundo cumprindo tarefas cruciais. Eles enfrentam desafios em diferentes países, lidando com questões globais e protegendo os interesses dos Estados Unidos.

Ela está disponível no Globoplay e no Universal+.

Comentários estão fechados.