As 15 profissões mais procurados por brasileiros que se mudam para os EUA
Para quem busca se mudar para os Estados Unidos, mirar em setores com maior escassez de mão de obra é uma excelente opção
Cada vez mais pessoas estão deixando o Brasil em busca de novas oportunidades em outros países. Dentre os países mais escolhidos por brasileiros para imigrarem temos os Estados Unidos.
Segundo dados recentes divulgados pelo Itamaraty, atualmente cerca de 2,2 milhões de brasileiros estão vivendo nos EUA, número que não para de aumentar, e que deve continuar aumentando nos próximos anos.
Com tantos brasileiros vivendo nos Estados Unidos, do qual a maioria está em busca do tão famoso green card, a autorização para residência permanente, setores de saúde, serviços e autônomos tem atraído a maioria dos imigrantes.
De acordo com levantamento de um escritório de advocacia imigratória nos EUA, a AG Immigration, existem diversos empregos escolhidos por brasileiros que se mudam para os Estados Unidos, contudo, alguns deles são mais escolhidos do que outros.
Empregos mais procurados por brasileiros nos EUA
As 15 profissões mais procurados por brasileiros que se mudam para os EUA, conforme dados do escritório de imigração dos Estados Unidos AG Immigration são:
- Empresários/Empreendedores: 4,88%
- Engenheiros: 2,34%
- Dentistas: 2,23%
- Motoristas/Entregadores: 1,68%
- TI/Informática/Desenvolvedores: 1,52%
- Pilotos de Avião/Mecânicos/Comissários de Bordo: 1,45%
- Professores/Pesquisadores/Cientistas: 1,40%
- Advogados: 1,38%
- Vendedores/Executivos Comerciais: 1,36%
- Enfermeiros: 0,99%
- Médicos: 0,88%
- Analistas Financeiros/Bancários/Assessores de Investimento: 0,80%
- Servidores Público: 0,76%
- Militares: 0,71%
- Executivos C-Level: 0,63%
Leia também | 20 sites para brasileiros procurarem emprego nos Estados Unidos
Trabalhando nos Estados Unidos
Segundo a empresa AG Immigration, ocupações como a de medicina, enfermagem, engenharia, fisioterapia e odontologia são profissões muito procuradas, mas que é necessário que os estrangeiros validem seus diplomas nos EUA.
No caso da medicina o processo é mais complexa, onde a revalidação do diploma sé necessária caso o profissional deseje atuar na área e dentro da prática de formação. O processo de validação varia de acordo com o órgão de classe que define as regras, que no geral envolvem avaliação de diploma e realização de curso suplementar com base na grade dos EUA.
Além disso, é preciso passar por exames tanto teóricos quanto práticos, e posteriormente, ser aprovado em provas de proficiência em inglês, ou mesmo em exames éticos. Assim, também será preciso levar o diploma e histórico escolar, e dependendo do caso o diploma deverá ser enviado pela própria universidade de formação.
Visto EB-1 e EB-2 são melhores opções
Para quem deseja viver legalmente no país, existem dois tipos de vistos que são extremamente cobiçados o EB-1 e o EB-2 NIW, cada um com suas particularidades, mas que são os melhores caminhos para conseguir o famoso green card.
O visto EB-2 NIW (National Interest Waiver), é concedido para os imigrantes que comprovem sua formação e experiência na área de formação. Quando se entra com pedido do visto EB-2 o governo norte-americano verificará se você é o tipo de profissional que atende as necessidades do país, onde, caso aprovado você e sua família viverão legalmente por lá.
Já o visto EB-1 apesar de ser uma excelente opção é ainda mais complexo que o EB-2, isso porque, além de exigir que você comprove formação superior e experiência na área de atuação, também exigirá que você comprove habilidades excepcionais na sua área.
A comprovação de habilidades excepcionais na área de atuação dizem respeito a premiações que você ganhou por se destacar na sua área profissional, menções honrosas, citações em estudos científicos entre outras questões, o que apesar de ser muito complexo facilita muito a obtenção do visto.
Comentários estão fechados.