As 6 profissões que só existem no Brasil e 6 que só existem fora
Algumas profissões acabam sendo exclusivas de determinados países, sendo comuns em alguns lugares e totalmente desconhecidas em outros
O mercado de trabalho é extremamente amplo, podendo variar de região para região, assim como de país para país. Apesar de grande parte dos empregos serem compartilhados entre a maioria das nações, cada país possuí sua própria particularidade que atinge até mesmo as profissões.
A exemplo disso, temos algumas profissões que são extremamente específicas do Brasil, que raramente serão encontradas em qualquer outro país do mundo. Da mesma forma que existem profissões encontradas fora, que são super comuns e aqui simplesmente não existem.
Essas questões nos mostram como além das tendências gerais do mercado mundial como saúde, tecnologia, infraestrutura, entre outros, cada local vai nos surpreender com áreas, setores e profissões particularmente únicas.
Justamente por isso, para ampliar o seu leque de conhecimento sobre o mercado de trabalho, decidimos trazer seis profissões que só existem no Brasil e seis profissões comuns em vários países do mundo, mas que não existem por aqui.
Profissões que só existem no Brasil
Devido a particularidades do nosso país, existem algumas profissões que só existem por aqui, seja motivos culturais ou mesmo por necessidade, a seguir vamos conhecer quais são elas:
1. Despachante documentalista
Muito embora exista o despachante em outros países, no Brasil essa é uma ocupação com papel muito específico e regulado, que normalmente não se encontra em nenhum outro país do mundo, tendo em vista que aqui ele atua em processos burocráticos diversos que vão desde processos de importação ao mais tradicional despachante de documentação de veículos.
2. Técnico em agronegócios
Sim, o agronegócios existe em basicamente todos os países do mundo. Contudo, o Brasil é um dos poucos se não único país do mundo que oferece uma formação técnica específica para a indústria, justamente pela importância do setor para o desenvolvimento econômico do nosso país.
3. Alambiqueiro
O alambiqueiro é a profissão que trabalha com a produção de cachaça em alambiques, o que na maioria dos casos acontece de maneira totalmente artesanal. Como a cachaça é uma bebida típica do nosso país, o alambiqueiro é exclusivamente uma profissão que somente existe por aqui.
4. Sambista profissional
Uma profissional proveniente da cultura brasileira é o sambista profissional. Essa profissão diz respeito a músicos, dançarinos e artistas que dedicam sua vida no gênero que é tipicamente relacionado as raízes brasileiras.
5. Mateiro
O mateiro é o profissional extremamente especializado em guiar pessoas através de florestas que temos no nosso país, especialmente na Amazônia. Esse profissional utiliza seu amplo conhecimento na geografia, fauna e flora para guiar pessoas.
6. Gari
Muito embora a profissão de limpeza urbana seja comum em todo o planeta, o termo gari só existe no Brasil, sendo criado por Aleixo Gary, que foi a pessoa responsável por implementar a função de limpeza urbana no século XIX no Rio de Janeiro.
Leia também | 6 profissões mais rápidas para enriquecer qualquer pessoa
Profissões que não existem no Brasil
Da mesma forma que existem profissões que só encontramos no Brasil, existem aquelas que não existem e provavelmente nunca existirão por aqui, principalmente devido a diferenças de cultura e até mesmo com relação ao clima. Confira:
1. Ice Road Trucker
O Ice Road Trucker é um profissional muito conhecido no Canadá e no Alasca, e dizem respeito aos motoristas que dirigem por estradas construídas sobre lagos e rios congelados com o objetivo de transportar suprimentos para áreas remotas no inverno.
2. Musher
O musher é muito conhecido por aqui como profissional de trenó de cães, uma atividade que muito embora tenha se reduzido nas últimas décadas ainda existe em regiões polares. Logo, devido ao clima tropical do nosso país, claramente essa profissão nunca existira por aqui.
3. Guarda da Rainha
Outra profissão que conhecemos bem, mas que nunca teremos por aqui, é o guarda da Rainha, que é conhecida no mundo todo pelo trabalho dedicado a proteção das residências reais do Reino Unido, como, por exemplo, o palácio de Buckingham.
4. Operador de trem bala
No Japão e em alguns outros países existem os profissionais que trabalham com a operação de trens de alta velocidade, chamados de Shinkansen no Japão. Esse tipo de profissional é extremamente bem treinado principalmente porque gerencia veículos com velocidades que ultrapassam os 300 km/h.
5. Especialista em energia geotérmica
Na Islândia existe o profissional focado em explorar energia geotérmica, uma fonte de energia renovável em locais muita atividade vulcânica. Muito embora o Brasil tenha várias fontes de energia, está não é uma delas.
6. Degustador de chá
Na Índia e Sri Lanka existe um profissional chamado Taster, que nada mais é do que um especialista em degustação de chás. Esse profissional trabalha de modo a avaliar aroma, qualidade e sabor de produtos a base de chá, sendo muito importantes para a economia nos países citados.
Comentários estão fechados.