Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Quantos alugueis posso atrasar antes de ser despejado?

Vamos entender como funciona o despejo e quantos alugueis é possível atrasar

Uma situação muito difícil de se lidar é quando estamos com problemas financeiros e estamos atrasando o pagamento das contas, em especial o aluguel.

A maioria das pessoas que passam por essa situação, simplesmente não queriam passar por isso, mas infelizmente não sabemos o que a vida pode nos reservar.

Contudo, quem está enfrentando essa situação, ou se vê sem saída e quer saber quantos aluguéis é possível atrasar antes de ser despejado no imóvel, precisa ler esse artigo!

Quantos aluguéis posso atrasar antes de ser despejado?

Existem muitos mitos sobre esse assunto, assim como muita desinformação, muitas pessoas falam que um aluguel atrasado já é suficiente para ser despejado, enquanto outros falam em 60 ou 90 dias de atraso no aluguel.

Bom, partindo para a Lei Federal de nº 8.245, mais conhecida como Lei do Inquilinato, responsável por regular as relações de locação, a partir de um dia de atraso de aluguel já é possível ser despejado.

Entretanto, a desocupação do imóvel por falta de pagamento pode demorar um pouco mais, então mantenha a calma que vamos explicar.

Conforme expresso em lei, o prazo para pedido de desocupação do imóvel por falta de pagamento do aluguel pode ocorrer a partir do primeiro dia de atraso.

Mas, na prática, o despejo pela falta de pagamento normalmente não ocorre com apenas um dia de atraso do aluguel. Isso porque o despejo só pode ocorrer após autorização de um juiz que dará a concessão do despejo.

Além disso, para que possa ocorrer o despejo judicial será preciso que o contrato de locação atenda requisitos específicos que devem ser consultados na lei do inquilinato antes do contrato ser redigido.

Vale lembrar também que, em casos de decisão judicial para que o inquilino deixe o imóvel, o prazo pode demorar até 15 dias úteis a partir da decisão judicial.

Logo, podemos entender que a desocupação do imóvel não se inicia a partir do primeiro dia de atraso do aluguel, isso porque o procedimento judicial para que o inquilino desocupe o imóvel é moroso e bastante demorado.

Sendo assim, o que vemos na prática é que as ações de despejo costumam acontecer após 30 a 60 dias de atraso do aluguel, antes disso é bem difícil que ocorra qualquer decisão judicial.

Recomendação

Caso você ou algum conhecido esteja em uma situação ao qual não consegue mais arcar com o custo do aluguel dos próximos meses, é fundamental que entre em contato com o proprietário ou com a imobiliária.

Você deverá entrar em contato para informar a situação e tentar realizar alguma negociação dos valores em aberto, para evitar uma indesejada ocupação forçada.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.