Famílias do Bolsa Família têm 60 dias para atualizar cadastro e não serem bloqueados
Prazo para atualizar os dados no Cadastro Único começam hoje (14/04)
Você sabia que no mês de março 1,5 milhão de pessoas tiveram o Bolsa Família suspenso, e nesta semana o governo iniciou o bloqueio de mais de 1,2 milhão de pessoas?
Pois é, o governo federal segue a todo vapor com o pente-fino em busca de famílias que não se enquadram nas regras de concessão do Bolsa Família.
O objetivo do governo com esse pente-fino é simples, excluir do programa social famílias que não fazem jus ao recebimento e abrir novas vagas para pessoas que se encaixam nos requisitos do programa e estão na fila de espera aguardando pela concessão.
Famílias têm 60 dias para atualizar o cadastro
O novo corte de beneficiários do Bolsa Família começou nesta semana, e a partir de hoje (14/04) o novo grupo de beneficiários bloqueados tem 60 dias para realizar a atualização cadastral.
Segundo informações do Ministério do Desenvolvimento Social, o objetivo é fazer com que as pessoas atualizem as informações no Cadastro Único (CadÚnico), de modo a comprovar que estão dentro de todas as regras necessárias para receberem o Bolsa Família.
Para saber se você caiu no novo pente-fino basta verificar o aplicativo do Cadastro Único e também as SMS recebidas em seu celular, pois a notificação foi enviada por estes canais.
Dessa forma, caso você tenha recebido a notificação, você tem 60 dias a partir de hoje (14) para realizar a atualização cadastral. Passados os 60 dias e você não atualizar os dados, seu benefício será permanentemente excluído.
Na mira desse novo pente-fino estão as famílias unipessoais, ou seja, pessoas que moram sozinhas. Isso porque no ano passado houve um grande “boom” no número de famílias unipessoais que se inscreveram para receber o Bolsa Família.
Bolsa Família começa a ser pago hoje
Nesta sexta-feira, a Caixa Econômica Federal também começa o pagamento do Bolsa Família referente a folha de pagamentos de abril.
Para consultar o dia que recebe é simples, basta verificar no seu Número de Identificação Social (NIS), o último dígito, pois o calendário é definido com base no último número do NIS, confira:
- NIS final 1: 14 de abril;
- NIS final 2: 17 de abril;
- NIS final 3: 18 de abril;
- NIS final 4: 19 de abril;
- NIS final 5: 20 de abril;
- NIS final 6: 24 de abril;
- NIS final 7: 25 de abril;
- NIS final 8: 26 de abril;
- NIS final 9: 27 de abril;
- NIS final 0: 28 de abril.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.