Outubro Rosa – Mês de Conscientização Sobre o Câncer de Mama
Outubro Rosa é uma importante campanha de conscientização sobre o câncer de mama. Um alerta a todas as mulheres do mundo inteiro
Outubro Rosa é uma importante campanha de conscientização sobre o câncer de mama. Um alerta a todas as mulheres do mundo inteiro. O objetivo é reforçar as mensagens sobre a prevenção e a detecção precoce do câncer de mama.
As mulheres brasileiras precisam ficar atentas. No Brasil, o câncer de mama é o tipo mais comum entre elas. A campanha deste ano tem como objetivo motivar e instrumentalizar a população e os profissionais de saúde para as ações de controle e o cuidado integral relativos aos câncer de mama e do colo do útero, com foco na prevenção e na detecção precoce.
Diagnóstico Precoce
Quanto mais cedo começar o tratamento melhor é para o combate à doença. Por isso, o diagnóstico precoce é crucial para o tratamento efetivo e a maior sobrevida das pacientes. Além de observar e apalpar suas mamas regularmente, mulheres entre 50 e 69 anos, com risco padrão, devem fazer uma mamografia de rastreamento a cada dois anos.
O exame pode identificar o câncer antes mesmo de surgirem sintomas. A mamografia nessa faixa etária é uma prática adotada em muitos países e tem evidências científicas de benefício na redução da mortalidade por câncer de mama.
O símbolo do Outubro Rosa é o laço cor-de-rosa, lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure nos anos 1990. Ele representa a luta contra o câncer de mama e a importância da detecção precoce.
Leia também | EUA aprovam primeiro novo tratamento para esquizofrenia em décadas
Câncer de mama
O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no Brasil. A prevenção primária e a detecção precoce contribuem para a redução da incidência e da mortalidade por essa neoplasia. A população deve ser informada quanto ao tema para que possa adotar medidas que protejam a sua saúde.
A prevenção primária do câncer de mama consiste em reduzir os fatores de risco modificáveis e promover os fatores de proteção para a doença. A prática de atividade física, a manutenção do peso corporal adequado, por meio de uma alimentação saudável, e evitar o consumo de bebidas alcóolicas estão associadas à redução do risco de desenvolver câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor.
Comentários estão fechados.