Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Faculdades EaD podem superar as presenciais em 2024

Segundo o Censo da Educação 2023, divulgado recentemente, as faculdades EaD podem superar as matrículas ainda em 2024.

As faculdades EaD (Ensino à Distância) podem superar o número de matrículas das presenciais, segundo o Censo da Educação Superior 2023, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na última quinta-feira (03). 

Essa pesquisa é realizada todos os anos pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), analisando universidades públicas e privadas, para obter os dados.

O número dos cursos EaD alcançou quase 5 milhões de matrículas em 2023, este número deve aumentar em 2024, com base no estudo do Inep.

O crescimento das matrículas nas faculdades EaD

Em 2022 haviam  9,4 milhões de alunos matriculados no ensino superior, confira os números: 

  • EaD: 4,3 milhões de matrículas; e na modalidade a distância e
  • Presencial: 5,1 milhões no presencial.
  • Diferença de 781.729 vagas.

Segundo o Censo da Educação, 9,9 milhões de universitários estavam matriculados no ensino superior em 2023, deste número quase metade eram EaD;

  • EaD: 4,9 milhões na modalidade a distância; e 
  • Presencial: 5 milhões de universitários.
  • Diferença 150.220 matrículas.

Com base no avanço do número de universitários matriculados em cursos EaD, é possível que o número de estudantes na modalidade supere a presencial ainda este ano. Caso aconteça, a informação será divulgada no censo da educação 2024, que será publicado somente em 2025.

Leia também | Faculdade de graça: saiba como conseguir!

Vantagens e desafios do ensino EaD

O ensino à distância tem sido vendido como a solução para todos que precisam economizar tempo e que possuem dificuldades para se locomover até a faculdade, podendo estudar e trabalhar.

Entretanto, mesmo sendo um fato que o EaD torna a educação mais acessível e foi muito importante durante a pandemia, outro fato é que essa modalidade pode não funcionar com todos os estudantes, o tanto que funciona magicamente com alguns.

Portanto, antes de iniciar um curso à distância, tente se conhecer melhor, verifique se você conseguirá se adaptar a modalidade. Algumas universidades possuem a modalidade flex, que mescla o EaD com presencial.

Leia também | Faculdade: Ranking revela melhores e piores cursos do Brasil para ganhar dinheiro

Desistência

Segundo o censo da educação 2023, os cursos EaD tem uma taxa maior de desistência:

  • De todos os universitários que ingressaram em curso superior em 2016 na modalidade EaD, 69% desistiram da faculdade, 29% completaram a graduação e 2% continuam matriculados.
  • Durante o mesmo período, na modalidade presencial, a taxa de desistência foi de 59%, os que concluíram o curso representa 38% e 3% continuam matriculados.

Comentários estão fechados.