Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Diplomata: tire todas as suas dúvidas sobre esta carreira

Muitos brasileiros sonham em seguir uma carreira internacional como diplomata, mas não sabem por onde começar.

A carreira de diplomata é popularmente conhecida entre os brasileiros por oferecer ótimos salários e diversos benefícios. Um fato é que muitos estudantes desconhecem o que é preciso para conseguir assumir esse cargo.

Diversos concurseiros sonham em seguir uma carreira internacional, mas não sabem por onde começar. Alguns brasileiros não sabem como conseguir uma oportunidade em algumas profissões porque as informações não são muito divulgadas.

Acompanhe os próximos tópicos e descubra sobre como se tornar um diplomata.

O que é um diplomata?

O Diplomata é um funcionário público que possui a responsabilidade de representar o Brasil no exterior, esses profissionais têm como função promover os interesses nacionais no exterior, negociar acordos internacionais e apoiar os brasileiros em outros países.

“Aos servidores da Carreira de Diplomata incumbem atividades de natureza diplomática e consular, em seus aspectos específicos de representação, negociação, informação e proteção de interesses brasileiros no campo internacional”, afirma o artigo 3º da lei 11.440/2006.

Lembrando, o diplomata não trabalha só no exterior, mas o tempo de permanência no Brasil e em outros países pode variar, de acordo com a carreira de cada um.

Leia também | Como se tornar astronauta? Saiba o que é preciso!

Requisitos para seguir carreira

Segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), confira abaixo os requisitos para se tornar diplomata:

  • Ter sido aprovado no Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD);
  • Ser brasileiro nato;
  • Estar no gozo dos direitos políticos;
  • Estar em dia com as obrigações do Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais;
  • Apresentar diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior, emitido por instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). No caso de candidatos cuja graduação tenha sido realizada em instituição estrangeira, caberá exclusivamente ao candidato a responsabilidade de apresentar, até a data da posse, a revalidação do diploma exigida pelo MEC, nos termos do art. 48 da Lei n.º 9.394/1996;
  • Ter idade mínima de 18 anos;
  • Apresentar aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, verificada por meio de exames pré-admissionais.

Leia também | Correios publica editais para concurso de nível médio e superior

Carreira e salários

Os diplomatas começam a carreira como terceiro secretário e podem chegar até conselheiro, o salário inicial bruto de terceiro-secretário no CACD de 2022 é de R$ 19.199,06. 

“Independentemente de reajuste, o valor do subsídio é progressivamente aumentado conforme se obtêm promoções na carreira. Também pode vir a ser acrescido de adicionais por desempenho de chefia, assessoria e assistência”, afirma o MRE.

Comentários estão fechados.