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Quanto tempo uma nova empresa leva para dar lucro no Brasil?

Começou um novo negócio ou pretende começar? Então é importante saber quanto tempo se leva para começar a obter lucro

Empreender é o sonho de muitas pessoas, mas sabemos que os primeiros passos para iniciar um negócio costumam ser extremamente desafiadores, principalmente em um país como o nosso, exigindo muita coragem, empenho e dedicação para se construir algo lucrativo.

Para o empreendedor que começa seu negócio, normalmente, os primeiros meses podem ser bem complicados, especialmente porque é muito difícil ter lucro logo no começo, onde muitos empresários acabam fechando suas portas por não estarem preparados para segurar uma empresa que não dá o lucro esperado.

Se você está começando a empreender, ou mesmo está se planejando para isso e quer saber em quanto tempo você poderá começar a ter lucro. Vamos utilizar alguns dados e descobrir exatamente quanto tempo uma nova empresa leva para dar lucro no Brasil.

Quanto tempo uma empresa leva para dar lucro?

Esse é um dos questionamentos mais comuns de qualquer empreendedor, principalmente os que estão começando suas jornadas por agora. Mas, para responder essa pergunta é preciso considerar alguns fatores como: o tipo de negócio, como o mercado se encontra, qual o investimento inicial.

Ainda que esses fatores sejam avaliados se torna bem difícil determinar um prazo exato para que sua empresa comece a obter lucros, entretanto, é importante saber que nenhum negócio dá lucro de imediato, porém, é possível fazer uma estimativa através de um método.

Se você é um novo empreendedor precisa entender o seguinte, o lucro acontece quando a empresa chega ao seu ponto de equilíbrio (break-even), ou seja, começa a gerar receita suficiente para cobrir todos os seus custos.

Normalmente, esse ponto de equilíbrio (break-even) das entradas e saídas podem demorar meses, ou mesmo anos. Justamente por isso o empreendedor deve se preparar antes de abrir o negócio, para que consiga fazer uma reserva para cobrir as despesas durante o período que a empresa ainda não é lucrativa.

Apesar de existir fatores como os mencionados anteriormente, existe uma fórmula comum que pode te ajudar a calcular o tempo estimado para alcançar o break-even, onde as receitas e os custos se igualam, em que a partir daí a empresa começa a gerar lucros.

Fórmula para estimativa

Vamos imaginar que uma nova empresa tenha os seguintes dados financeiros:

  • Investimento inicial: R$ 220.000 (gastos com compra de equipamentos, reforma do local, e marketing);
  • Custos fixos mensais: R$ 20.000 (aluguel, salários, contas de luz, internet etc.);
  • Receita mensal: R$ 40.000;
  • Margem de lucro mensal: R$ 20.000 (receita de R$ 40.000 menos os custos fixos de R$ 20.000).

Agora, vamos calcular o tempo que a empresa precisará para cobrir o investimento inicial e começar a gerar lucro.

Passo a Passo:

Calcule a margem de lucro mensal:
A empresa tem uma margem de lucro de R$ 20.000 por mês, que é a diferença entre a receita mensal (R$ 40.000) e os custos fixos (R$ 20.000).

Divida o investimento inicial pela margem de lucro mensal:
Para descobrir em quanto tempo a empresa recupera o investimento inicial, dividimos o valor investido pela margem de lucro mensal:

220.000 / 20.000 = 11.

Isso significa que a empresa precisará de 11 meses para recuperar o investimento inicial.

Cobertura dos custos mensais:
Como a margem de lucro cobre os custos mensais a partir do primeiro mês, após 11 meses, a empresa terá recuperado todo o investimento e começará a operar com lucro.

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Margem de lucro ideal

O lucro é o valor que sobra quando se subtrai os custos das vendas. A margem de lucro é à porcentagem pela qual um produto será vendido além do seu próprio custo. Por exemplo, uma loja de roupas compra camisetas no atacado a R$ 30 e vende com margem de lucro de 100%, logo as camisetas serão vendidas por R$ 60, duas vezes mais seu custo.

Encontrar a margem de lucro ideal é extremamente necessário para as empresas poderem dar lucro mais rapidamente, contudo, definir preços muito altos pode significar a perda de clientes, tendo em vista que a maioria busca pelos menores preços.

Logo, o ideal é encontrar o equilíbrio entre o preço que seja competitivo sem que se sacrifique a lucratividade do seu negócio. Caso estabelecer o preço esteja difícil, procure oferecer diferenciais aos clientes, diferenciais dos quais o concorrente não tenha, como formas de pagamento facilitadas, atendimento personalizado, etc.

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