Arrependidos: Se você se formar nesses cursos vai se arrepender
Alguns cursos de nível superior tem se destacado por fazerem mais profissionais arrependidos com o curso escolhido
Escolher qual faculdade fazer é um momento muito importante na vida de qualquer pessoa, principalmente porque para muitos é a hora da escolha definitiva do primeiro passo de sua vida profissional, e quem sabe de sua vida toda.
Segundo informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), apesar de a escolha do curso superior a se seguir ser muito importante, 56% dos estudantes acabam desistindo ou mudando de curso durante a sua graduação.
O número que por si só já é espantoso, mostra um grande problema que estamos enfrentando, principalmente porque a taxa de desistências ou mudança de curso em 2013, era de apenas 11%, ou seja, uma taxa que salta em 10 anos de 11% para 56% revela problemas que precisam ser muito bem analisados.
Mas, além das desistências exponencialmente crescendo, um estudo da ZipRecruiter nos revela que milhares de graduados pelo Brasil se arrependem de sua escolha profissional, onde a culpa pode ser até mesmo a própria graduação escolhida.
Faculdades que mais levam ao arrependimento
O estudo realizado pela ZipRecruiter conseguiu identificar quais são os principais motivos que levam ao arrependimento pelo curso escolhido. Conforme apresentado pelo levantamento, os dois motivos principais são: escassez de boas oportunidades de trabalho e baixa remuneração.
Análise detalhada dos cursos com maiores índices de arrependimento:
Curso / porcentagem de arrependimento
- Jornalismo (87%)
- Sociologia (72%)
- Artes Liberais e Estudos Gerais (72%)
- Comunicações (64%)
- Educação (61%)
- Gestão e Pesquisa de Marketing (60%)
- Assistência Médica/Clínica (58%)
- Ciência Política e Governo (56%)
- Biologia (52%)
- Língua e Literatura Inglesa (52%)
Estou arrependido com minha escolha, o que fazer?
Se você está arrependido de sua graduação, a primeira coisa que você precisa saber é que isso é algo completamente normal, mesmo que você possa se sentir mal com isso, não se sinta, essa é uma situação que não só você, mas milhares de pessoas estão passando.
Caso você esteja se perguntando o que fazer com o arrependimento pela faculdade escolhida. Vamos te dar algumas dicas simples do que você pode fazer para reverter esse cenário:
- Escolha fazer uma especialização em uma área com maior demanda, busque conhecimento que pode elevar seu currículo, oportunidades e salários maiores.
- Escolha um novo campo profissional para seguir.
- Se conecte com profissionais da área que são bem sucedidos, participe de eventos e esteja sempre próximo do que sua área de atuação está fazendo.
Muitas vezes, a graduação não é suficiente para uma mudança de vida como esperado, dessa maneira é muito importante que você procure caminhos diferentes que possam te fazer prosperar.
Se especializar em uma área com maior demanda de profissionais é sempre uma boa opção, se conectar com pessoas da sua área também é muito importante para fazer networking, pois saiba que o networking é essencial para qualquer profissional bem-sucedido.
Comentários estão fechados.