Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Benefícios do INSS podem ser suspensos automaticamente, saiba o que muda

Uma mudança recente no INSS preocupa os beneficiários da Previdência Social, que podem ter seus benefícios suspensos sem aviso.

Uma mudança recente no INSS preocupa os beneficiários da Previdência Social, que podem ter seus benefícios suspensos sem aviso. Com a nova mudança no sistema, alguns benefícios podem ser cortados automaticamente, por suspeita de fraude.

O medo dos aposentados é ter o benefício cortado por conta de algum erro no sistema, isso pode gerar um grande desgaste na vida dessas pessoas, principalmente para quem depende exclusivamente da renda da previdência.

A nova regulamentação autoriza a suspender pensões e aposentadorias, sem que o beneficiário seja previamente informado ou tenha a chance de se defender da decisão, a medida visa diminuir as irregularidades.

Benéficos do INSS podem ser suspensos automaticamente!

A Lei n.º 14.973, aprovada em 2024, visa agilizar o combate a fraudes nos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), evitando gastos desnecessários, permitindo que o INSS

  • Realize o bloqueio do pagamento de benefícios de maneira imediata, quando houver suspeita de fraude;
  • Os benefícios vão ser suspensos sem processo administrativo prévio, ou seja, não será possível se defender antes do corte.

Leia também | Aposentado precisa ir até o INSS para garantir aposentadoria no fim do ano?

Como funcionará na prática o corte automático dos benefícios do INSS?

Antes, o INSS abria um processo administrativo e o beneficiário podia apresentar a sua defesa antes de acontecer o corte dos pagamentos. Com essa alteração, o corte acontecerá primeiro e a defesa deverá ser apresentada posteriormente.

O ato de cortar a renda dos beneficiários sem aviso, é conhecido como “corte sumário”. Essa nova lei, segundo o governo, visa identificar e cortar rapidamente todos os benefícios pagos indevidamente. Mas essa velocidade nos cortes, sem direito a defesa, pode gerar erros e prejudicar quem está recebendo regularmente.

Mesmo que o objetivo de diminuir as fraudes seja algo legítimo, a maneira como a lei faz viola o direito dos aposentados e pensionistas, não permitindo que eles possam se defender, o que, como já citamos, pode aumentar casos de injustiças.

Comentários estão fechados.