As 10 melhores cidades do Brasil para abrir um negócio
Está pensando em empreender? Então vamos conhecer as melhores cidades do Brasil para quem quer abrir uma empresa
Empreender no Brasil é um verdadeiro desafio, parece que a todo momento temos que lidar novas dificuldades, e a situação fica ainda mais complexa com tanta burocracia tanto no processo de abertura quanto de manutenção do nosso negócio.
Essas questões são extremamente delicadas de se lidar, mas, além disso, temos que enfrentar a instabilidade do mercado, a concorrência, entre outras barreiras que podem deixar esse processo muito mais desafiador.
Mas, independente dessas circunstâncias, a verdade é que diversas empresas conseguem vencer esses desafios, se estabilizam e começam a crescer, o que é algo realmente muito bom e a meta de todo empreendedor.
Apesar das dificuldades enfrentadas pelo empreendedor, uma boa alternativa é entender seu negócio, o que vai oferecer, bem como se localizar em uma região onde o seu negócio tem mais chances de prosperar.
Falando em localização, um estudo bem interessante classificou quais são as melhores cidades do país para quem deseja empreender.
Se você está disposto a abrir uma empresa e quer se livrar de qualquer contratempo, saber onde seu negócio tem mais chances de prosperar pode ser um primeiro passo importante na sua caminhada.
Melhores cidades para abrir uma empresa
Dentre os 5.565 municípios existentes no Brasil, as melhores cidades para abrir uma empresa são — São Paulo e Florianópolis — isso segundo o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE).
O ICE é um estudo elaborado pela Endeavor, tendo sido produzido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O levantamento foi feito com base em dados de 2021, e é atualmente o principal raio-x do ambiente empresarial no Brasil.
O Índice de Cidades Empreendedoras serve como um norteador para o avanço do setor, mostrando aos gestores públicos quais são os aspectos que precisam ser reajustados, ou mesmo valorizados nas cidades brasileiras.
Os dados apresentados são fundamentados em sete fatores determinantes para o sucesso do empreendedorismo: infraestrutura, mercado, capital financeiro, ambiente regulatório, cultura empreendedora, inovação e capital humano.
A seguir, vamos conhecer as 10 melhores cidades do Brasil para abrir uma empresa. Confira:
- São Paulo (SP)
- Florianópolis (SC)
- Osasco (SP)
- Vitória (ES)
- Brasília (DF)
- São José dos Campos (SP)
- São Bernardo do Campo (SP)
- Jundiaí (SP)
- Porto Alegre (RS)
- Rio de Janeiro (RJ)
No ranking geral, o empreendedorismo ainda se concentra nas cidades das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Contudo, uma análise mais detalhada por área mostra que muitos municípios do Norte e Nordeste também são exemplos de sucesso.
Essas experiências podem e devem ser replicadas no cenário pós-pandemia, especialmente porque um dos aspectos marcantes da atualidade é o rompimento das barreiras físicas e a consolidação dos negócios digitais no Brasil.
Segundo a diretora de Relações Institucionais e Governamentais da Endeavor, Renata Mendes: “O Índice de Cidades Empreendedoras é uma contribuição importante da Enap para o avanço do debate sobre empreendedorismo no Brasil, apresentando indicadores que orientam os formuladores de políticas públicas no desenvolvimento de ecossistemas mais favoráveis ao crescimento das empresas nas cidades brasileiras.”
Comentários estão fechados.