Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Os 12 desastres ambientais mais devastadores do Brasil

Relembre os maiores e mais devastadores desastres ambientais da história do Brasil, veja como eles impactaram a vida das pessoas.

Diversos desastres ambientais destruíram a natureza de algumas cidades e estados brasileiros, é importante se lembrar desses acontecimentos para que a população se mantenha vigilante com algumas empresas.

Confira abaixo os 12 desastres ambientais mais devastadores da história do Brasil:

Vazamento de óleo do petroleiro Tarik Iba Ziyad na Baía de Guanabara (1975)

Vazamento de óleo do petroleiro Tarik Iba Ziyad / Imagem Custódio Coimbra / o globo

O maior acidente de vazamento de óleo no Brasil ocorreu em março de 1975 pelo petroleiro Tarik Iba Ziyad, a embarcação estava sendo fretada pela Petrobras. O casco do navio rompeu, resultando em uma mancha de 10 centímetros de espessura, foram, aproximadamente, 6 mil toneladas de óleo.

Leia também | Os 10 melhores filmes sobre desastres naturais

Vale da Morte em Cubatão (1980)

Vale da Morte em Cubatão / Imagem de Divulgação

Em 1980, no interior de São Paulo, as indústrias do polo petroquímico de Cubatão poluíram o ar, a água e o solo da cidade. Eram lançados toneladas de gases tóxicos diariamente no município, que foi considerado um dos mais poluídos do mundo pela ONU.

Incêndio na Vila de Socó em Cubatão (1984)

Incêndio na Vila de Socó em Cubatão / Imagem de Divulgação Biblioteca Municipal de Cubatão

Por conta de uma falha operacional da Petrobras, 700 mil litros de gasolina se espalharam na Vila Socó (atualmente São José), no interior de São Paulo. Duas horas após o vazamento, um incêndio gigantesco devastou a área, tomando conta da área de mangue da região.

Oficialmente foram 93 mortos, mas os moradores acreditam que mais de 500 pessoas faleceram. Mais de 3 mil pessoas ficaram desabrigadas.

Acidente com césio-137 em Goiânia (1987)

Acidente com césio-137 / Imagem de Divulgação

O maior e mais famoso acidente radiológico do Brasil aconteceu em 1987, em Goiânia. Dois catadores de reciclagem encontraram aparelho de radioterapia em uma clínica abandonada, o equipamento foi levado para um ferro-velho, onde o foi desmontado.

Havia uma cápsula com o elemento radioativo do Césio na máquina, as pessoas que tiveram contato com o césio começaram a adoecer rapidamente, 4 pessoas faleceram e  129 pessoas foram contaminadas.

Vazamento de óleo na Baía de Guanabara (2000)

Vazamento de óleo na Baía de Guanabara / Imagem de Divulgação Wikipedia

O tubo que ligava a Refinaria Duque de Caxias (Reduc) ao terminal Ilha d’Água, na Ilha do Governador rompeu, contaminando a área do manguezal e 25 praias, foram 1,3 milhão de litros de óleo combustível vazados, deixando uma mancha de óleo de 50 km² na Baía de Guanabara.

Vazamento de óleo nos Rios Barigui e Iguaçu no Paraná (2000)

Vazamento de óleo nos Rios Barigui e Iguaçu no Paraná / Imagem de Divulgação

Após um dos dutos se romper, durante a transferência de petróleo do terminal marítimo de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, para a Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, no Paraná, 4 milhões de litros de petróleo vazaram na bacia do Arroio Saldanha e nos rios Barigui e Iguaçu.

Naufrágio da plataforma P-36 na Bacia de Campos (2001)

Naufrágio da plataforma P-36 / Imagem de Divulgação

O naufrágio da plataforma da Petrobras P-36 aconteceu no interior do Rio de Janeiro, por conta da falta de manutenção da plataforma, que contava com 1500 toneladas de óleo a bordo e causou a morte de 11 pessoas.

Vazamento de óleo na Bacia de Campos (2011)

Vazamento de óleo na Bacia de Campos / Imagem Márcia Foletto / Agência O Globo

No interior do Rio de Janeiro, por conta de uma perfuração que fracassou no poço no campo de Frade, foram 3700 barris de petróleo vazados na Bacia de Campos, afetando a fauna do local, entrando para história como uma dos piores desastres ambientais brasileiros.

Incêndio na Ultracargo no Porto de Santos (2015)

Incêndio na Ultracargo no Porto de Santos / Imagem Sérgio Furtado/G1

Um dos maiores incêndios que já aconteceram no Brasil, ocorreu no litoral de São Paulo durante a transferência dos tanques de combustível de gasolina e etanol, quando 6 tanques pegaram fogo, cada um com 10 mil m³ de combustível.

Rompimento da barragem do Fundão em Mariana (2015)

Rompimento da barragem do Fundão em Mariana / Imagem de Divulgação

O rompimento da barragem de Mariana é um dos incidentes que mais assustaram o povo brasileiro, foram  62 milhões m³ de lama que tomaram conta da cidade com o rompimento da Barragem do Fundão, sendo a maior tragédia ambiental do Brasil.

Rompimento da barragem Mina do Feijão em Brumadinho (2019)

Rompimento da barragem Brumadinho / Imagem Antonio Cruz/Agência Brasil

Esta tragédia sem dúvidas continua assombrando a mente dos brasileiros, sendo um dos mais impactantes desastres ambientais do Brasil, com 259 pessoas mortas e 15 desaparecidos. Isso aconteceu por conta do vazamento de 12 milhões de metros cúbicos de rejeitos, com o rompimento da barragem uma onda de lama tóxica devastou o município.

Leia também | Desastres naturais: Saiba quais são os direitos do trabalhador

Chuvas no Rio Grande do Sul (2024)

Chuvas no Rio Grande do Sul / Imagem Diego Vara

As chuvas no Rio Grande do Sul aconteceram este ano, o Brasil todo se mobilizou para auxiliar a população do estado, que sofreu com os alagamentos. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul declarou que 1,9 milhão de pessoas foram impactadas pelas chuvas, foram, aproximadamente, 182 mortos.

Comentários estão fechados.