INSS: notícia sobre corte de 800 mil benefícios é falsa!
O INSS e o Ministério da Previdência desmentiram uma notícia falsa sobre o corte repentino de mais de 8000 benefícios.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Ministério da Previdência desmentiram uma notícia falsa que estava sendo compartilhada na internet, sobre o corte repentino de 800 mil benefícios.
Há dias estava sendo noticiado que o INSS faria um “pente fino” e suspenderia mais de 800 mil benefícios, uma tentativa clara de obter visualizações com uma notícia mentirosa que acabou assustando os segurados.
Visando tranquilizar os milhões de beneficiários da previdência social, a notícia foi desmentida, provando que era apenas um conteúdo apelativo, que utilizava de artifícios para atrair público.
Por qual motivo as pessoas estão sendo chamadas no INSS?
Desde o 1º de agosto, beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) que não possuem inscrição no Cadastro único (CadÚnico) em Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), essas pessoas estão sendo notificados pelo aplicativo “Meu INSS”, mas isso não significa que haverá cortes de benefícios.
505.018 estão sendo convocadas realizar a inscrição no CRAS mais próximo, para realizar um simples cadastro, posteriormente mais 517.571 beneficiários que estão sem atualização cadastral nos últimos 48 meses também serão notificadas para realizar a atualização cadastral no CRAS.
Para mais informações sobre a atualização cadastral do BPC, clique aqui e tire as suas dúvidas.
Os segurados que estão em auxílio-doença por mais de 24 meses também estão sendo chamados para revisão, são mais de 680 mil beneficiários que por mais de 24 meses. Também estão recebendo notificações. Alguns quando ligam para pedir prorrogação do benefício são encaminhados para agendar perícia presencial.
Leia também | Atestmed INSS: 7 perguntas e respostas
Avisos e esclarecimentos
“Na falta de comparecimento do beneficiário do BPC ao CRAS do seu município, o pagamento será bloqueado em 30 dias a contar do envio da notificação. Somente serão suspensos os benefícios que forem comprovados o recebimento do aviso. Caso o pagamento seja bloqueado 30 dias após a notificação, os beneficiários podem ligar para a Central 135” afirma a nota publicada pelo INSS
Já no caso do auxílio-doença, os beneficiários com mais de 24 meses vão precisar passar por uma revisão após serem notificados, mas não é preciso se desesperar, somente os benefícios pagos indevidamente serão suspensos.
O termo “Pente Fino” pode ser usado por alguns sites para definir a revisão do auxílio-doença, mas também pode aparecer em notícias falsas que afirmam sobre o corte dos benefícios seria automático. Se for identificada fraude, o INSS pode suspender automaticamente o benefício, sem precisar notificar.
Comentários estão fechados.