Currículo: como transformar o LinkedIn em ímã de emprego
Em um momento em que redes sociais de vídeos curtos ou de fotos para conseguir likes se destacam, o LinkedIn pode soar estranho para diversas pessoas. Essa plataforma costuma ser procurada apenas quando o “calo aperta”, conforme dizem os mais velhos. Afinal, é a rede de quem procura por oportunidades de emprego.
Mas da mesma forma que existem estratégias para viralizar um post no Instagram ou no TikTok, o LinkedIn também conta com seus segredos. No entanto, diferentemente dos outros, ele permite que você consiga ampliar sua rede de contatos e conquistar uma nova vaga de trabalho.
Você quer usar seu LinkedIn de modo profissional, mas acha que apenas colocar algumas informações no perfil basta? Saiba que o caminho para se dar bem lá é bem diferente.
Estratégia para chamar a atenção e conseguir um emprego no LinkedIn
A primeira coisa que você tem que saber sobre o LinkedIn é que texto importa, mais do que imagens. Os especialistas em mídias digitais garantem que fazer publicações contando experiências, ensinamentos, detalhes da carreira e até textos técnicos são importantes para atrair a atenção dos recrutadores.
Mas as estratégias para conseguir se destacar vão bem além disso:
1 – Comece pelo perfil
Comece “arrumando a casa para receber os visitantes”. Isso quer dizer que você precisa dar um jeito no seu perfil, mas sem exageros e com bastante profissionalismo.
Escolha uma foto que represente o seu momento atual, bem tirada e com ar de profissionalismo, mas sem forçar a barra. A imagem precisa ter ótima resolução e deve dar destaque ao seu rosto, evitando aplicar um monte de filtros artificiais.
Depois que fizer isso, preencha totalmente o seu perfil. Evite ao máximo deixar qualquer detalhe em branco, pois isso importa. Lembre-se de incluir tudo o que você já fez dentro e fora do trabalho, isso quer dizer que viagens importam, projetos pessoas e voluntariado também.
2 – Aplicando as palavras-chave
O LinkedIn é uma plataforma digital e, como qualquer outra, também utiliza o conceito de palavra-chave. De um modo bem objetivo, trata-se de termos / palavras que você escolhe para colocar nas suas descrições e nos seus textos, mas que sinalizem os seus objetivos.
Por exemplo, se você deseja trabalhar com moda em uma grande empresa, com cargo sênior, tente utilizar todos esses termos mais de 3 ou 4 vezes em seus textos. Sempre destaque suas principais áreas de atuação e suas habilidades ou pontos fortes.
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3 – Sinceridade sem clichê é bom no LinkedIn
Encontre soluções inovadoras para usar as habilidades que todos querem, mas sempre com sinceridade. Todo mundo acha que é proativo, focado e responsável. Mas você pode dizer tudo isso de um jeito diferente, para não soar como apenas mais um “mentiroso” que diz qualquer coisa a fim de arranjar um emprego.
Nessas horas, evite usar os termos mais clichês no LinkedIn e aposta na sinceridade, mas sem precisar jogar contra seus objetivos, é claro.
4 – Saiba dosar sua atividade no LinkedIn
Muitas empresas podem encontrar seu perfil de modo orgânico, sem chegar até você por meio de alguma publicação. Por isso, não faz sentido publicar diariamente ou com uma frequência muito alta. Mas é importante fazer algumas publicações.
As suas publicações aumentam o engajamento com outras pessoas e, consequentemente, ajudam a conseguir novas oportunidades.
No entanto, pense em emitir opiniões e comentar assuntos relevantes, com profundidade, boa escrita e de modo profissional.
5 – Seja uma pessoa legal
Tente criar boas conexões, seja gentil e respeitoso com os demais usuários da plataforma, pois você precisa se integrar de maneira suave e profissional. Não despreze as pessoas e acredite que qualquer uma pode ser um grande contato de trabalho.
6 – O pulo do gato: sua história
Por fim, a melhor dica de toda consiste em investir na sua própria história, como mencionamos no início. Faça textos contanto experiências de vida e profissionais pelas quais você passou, faça link dessas histórias com assuntos relevantes da atualidade.
Esse tipo de conteúdo aumenta seu engajamento, mostra às empresas quem você é e humaniza seu perfil, criando mais empatia e simpatia do público externo.
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