Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Conheça as doenças mais raras do mundo e os seus sintomas

Conheça algumas das doenças mais raras do mundo, saiba como elas afetam as pessoas e quais são os tratamentos.

As doenças mais raras do mundo afetam somente uma pequena parcela da população, mas podem ser extremamente letais. Algumas dessas enfermidades possuem cura, já outras possuem apenas tratamento.

Confira abaixo quais são as doenças mais raras do mundo:

Gastroenterite eosinofílica (GE)

Esta doença causa alergia a todos os tipos de alimento e se não for tratada corretamente pode gerar casos de desnutrição. O primeiro caso de GE surgiu em 1937, mesmo que a causa da doença seja desconhecida, já é de conhecimento da medicina que a presença atípica de eosinófilos é o que ocasiona a inflamação no sistema gastrointestinal.

Leia também | Lista de doenças que concedem mais de R$ 1 mil por mês

Doença de Huntington

A Doença de Huntington afeta o cérebro e possui tratamento, mas não possui cura, os sintomas são os seguintes: perda de memória, movimentos involuntários e mudanças de humor.

Os pais que possuem essa doença precisam levar os filhos para fazer teste, por existir 50% de chance de descendentes desenvolverem a doença. Após a aparição dos sintomas a expectativa de vida é entre 13 e 15 anos.

Doença de Crohn

Inicialmente esta doença causa diarreia, cólicas, sangue nas fezes e dores abdominais. Com o passar do tempo, os sintomas podem se tornar artrite, cálculo renal, cansaço generalizado e lesões oculares.

Os casos de cura para esta doença são raros, mas existe um tratamento com células-tronco que ajuda os pacientes com a doença de Crohn, ele possibilita uma melhora. A cirurgia é reconhecida pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia.

Fibrodisplasia ossificante progressiva (FOP)

Conhecida como “síndrome do homem de pedra”, esta doença causa o enrijecimento dos ligamentos, tendões e músculos. Por fim, ela paralisa os membros e causa uma deformação corporal.

Esta doença evolui gradualmente, portanto, ter um diagnóstico ainda na infância é importante para o paciente poder ter uma melhor qualidade de vida.

Leia também | 20 doenças estão relacionadas com a solidão

Gigantismo e acromegalia

Essas doenças possuem a mesma causa, e efeitos similares, porém, enquanto em crianças esta condição é denominada ‘gigantismo’, em adultos, recebe o nome de “acromegalia”.

O que causa essa doença é a produção excessiva de hormônios do crescimento pela hipófise por conta da presença de um tumor no local (na maioria das vezes). O problema não é só estético, mas pode ocasionar diversas outras doenças que podem levar o paciente a óbito.

Os fatores de risco para doença são:

  • insuficiência cardíaca;
  • diabetes;
  • artrose;
  • hipertensão;
  • tumores benignos.

Comentários estão fechados.