Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Entenda como o ESG é importante para as pequenas empresas

As práticas de ESG podem auxiliar pequenas empresas de diversas maneiras, é preciso entender como elas são importantes.

As práticas de ESG podem auxiliar pequenas empresas de diversas maneiras, é importante entender que elas ajudam o meio ambiente, os colaboradores e contribuem diretamente com o financeiro dos empreendimentos.

ESG (Ambiental, Social e Governança) é um indicador de impacto social e ambiental, que pode colaborar para o crescimento dos empreendimentos. Adotar práticas conscientes atualmente está muito além de apenas melhorar a imagem do seu negócio.

Confira os próximos tópicos como o ESG é importante para os pequenos negócios, entenda o que é e como você pode transformar o seu empreendimento.

O que é o ESG?

O termo ESG surgiu pela primeira vez em um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2004, essa sigla ESG destaca três preocupações que todas as empresas precisam priorizar:

  • Environmental (Ambiental): a maneira como uma empresa deve se preocupar com meio ambiente, priorizando a preservação da natureza, reduzindo os impactos da atividade empresarial no mundo.
  • Social: a ligação que uma empresa deve ter com a comunidade que ela está inserida e com as pessoas à sua volta. A garantia dos direitos trabalhistas e o apoio à diversidade e à inclusão, são exemplos de ESG.
  • Governance (Governança): O “G” do ESG significa a maneira como uma empresa deve ser gerenciada, focando na transparência.

Leia também | Quanto tempo uma nova empresa leva para dar lucro no Brasil?

Como as práticas de ESG podem ajudar as pequenas empresas?

As práticas de ESG podem melhorar muito a imagem do seu empreendimento, com isso seu negócio pode conseguir mais credibilidade. Além disso, é possível conquistar mais clientes, investidores e crédito quando se foca na sustentabilidade e no social. 

As práticas sociais e sustentáveis aumentam as chances de conseguir crédito, as instituições financeiras concedem mais crédito para as empresas que valorizam os três pilares do ESG. 

Como citamos, além de conseguir empréstimos, é possível ter mais acesso a investidores com as práticas focadas na sustentabilidade e nos direitos humanos.

Leia também | 7 negócios inovadores que faltam abrir no Brasil

Os três pilares e suas contribuições

Redução de riscos: o foco nas práticas humanizadas e a valorização dos funcionários do ESG colabora para a sua empresa evitar processos trabalhistas, desta maneira a imagem do seu negócio vai se manter intacta e o financeiro não sofrerá por ter que pagar processos trabalhistas.

Economia: as práticas sustentáveis mandam uma mensagem positiva para o mercado, atraindo e fidelizando clientes para o seu empreendimento. Além disso, hábitos como a economia de água e luz vão ajudar a gastar menos.
Valorização: a transparência de uma empresa colabora para que ela valorize. Portanto, existe uma potencial valorização de negócios que sigam as práticas de ESG.

Comentários estão fechados.