Os 10 cursos superiores com maior empregabilidade do Brasil
Existem alguns cursos que se destacam dos demais por terem altíssimas taxas de empregabilidade em todo país
Fazer um curso superior pode trazer diversas vantagens para os estudantes, como uma valorização muito maior, a possibilidade de ganhar mais dinheiro, haja visto que quem se forma em uma graduação ganha em média quatro vezes mais do que quem possui apenas a educação básica no Brasil.
Mas, além disso, outra grande vantagem de se fazer uma faculdade é a empregabilidade, geralmente profissionais com determinadas formações são tão valorizados que possuem uma empregabilidade absurda, ou seja, quanto mais novos profissionais se formam, mais deles são contratados.
Pensando nisso, hoje decidimos tratar de um assunto bem importante com relação ao diploma de graduação, que é conhecer os cursos com a maior empregabilidade do país, para que essa informação ajuda você no momento de sua decisão, ou ainda para identificar quais os índices do seu curso de formação.
O que é a empregabilidade?
A empregabilidade é aquilo que define se os profissionais estão aptos ou não para disputarem uma vaga de emprego no mercado de trabalho. É uma junção de habilidades fundamentais que uma pessoa deve ter para ocupar determinado cargo.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil conta com 8,6 milhões de desempregados, um número que corresponde a uma taxa média de 8% de desemprego.
Durante o período de pandemia, um estudo da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes) mostrou que cerca de 69% dos recém-formados conseguiam emprego em até um ano após a formatura.
Cursos com maior empregabilidade do país
Conforme dados da Abmes, os cursos com maior empregabilidade no país estão ligados às áreas da saúde, engenharia, tecnologia e direito. Vamos conferir quais são as graduações que possuem a maior empregabilidade, ou seja, que levaram menos tempo e encontram mais oportunidades de trabalho:
Curso / Taxa de empregabilidade
- Medicina: 100%
- Engenharia da computação: 92,6%
- Ciência da computação: 90,5%
- Farmácia: 79,3%
- Odontologia: 78,9%
- Fisioterapia: 64,4%
- Arquitetura: 63,5%
- Psicologia: 61,1%
- Publicidade: 60,5%
- Contabilidade: 60,5%
O que influencia a empregabilidade
Além do ensino superior, existem outros fatores muito importantes que geram oportunidades de emprego, como promoções e contratações nas empresas. Vamos conferir outros pontos que também influenciam nessa empregabilidade:
- Mercado de trabalho
- Capacidade de inovação
- Nível da educação
- Vontade de aprender
- Experiência no mercado de trabalho
- Flexibilidade
- Rede de relacionamentos
- Necessidade do mercado
Existe uma série de questões que, quando analisadas, influenciam direta ou indiretamente na empregabilidade no país. Esses itens citados anteriormente são aqueles que tendem a ter maior impacto quando a empregabilidade.
Comentários estão fechados.