Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Falta de ESG pode fazer uma empresa vender menos, segundo pesquisa

As práticas de ESG devem ser adotadas pelas empresas urgentemente, a falta dessa postura empresarial pode causar prejuízos.

As práticas de ESG devem ser adotadas pelas empresas urgentemente, a falta dessa postura empresarial pode causar prejuízos financeiros. As organizações que não adotam um comportamento mais ético, transparente e preocupado com a natureza, acabam vendendo menos. 

Segundo a pesquisa realizada pela Nexus, ter uma reputação consciente é importante e isso pode definir o sucesso ou fracasso de uma empresa. As organizações que não seguem as práticas adotadas por empreendimentos de todo planeta, acabam sendo penalizadas pelos consumidores.

Ter uma empresa que siga os padrões sociais, ambientais e de governança, tem se tornado cada vez mais uma necessidade no meio corporativo.

Pesquisa NEXUS

O estudo realizado pela Nexus concluiu que 26% dos brasileiros deixam de admirar empresas ou passam a enxergá-las negativamente, quando elas não adotam as práticas de ESG.

Segundo a pesquisa, o principal motivo para enxergar uma marca é negativamente a falta de:

  • Para 5% dos entrevistados a falta de sustentabilidade;
  • 8% – social; e 
  • 13% – falta de governança.

“A pesquisa mostra que ser bom no que se faz e gerar emprego e renda para o país são fatores muito importantes para que uma marca seja admirada pelos consumidores”, declara Marcelo Tokarski, CEO da Nexus à CNN.

Leia também | 6 maneiras de aplicar o ESG na sua empresa

A importância da governança 

Se manter como uma empresa que gera empregos e que valoriza seus funcionários é extremamente importante, assim como preservar a natureza, mas o ponto de maior indignação dos consumidores está ligado à governança.

A falta de uma administração transparente e preocupada com os outros pilares do ESG pode levar uma empresa à ruína. Manter a admiração do público e se firmar como uma marca confiável, significa tornar a sua empresa uma organização de sucesso, que conquista e fideliza seus clientes.

“As falhas na atuação em questões relacionadas à ESG podem causar danos mais graves à reputação de uma empresa, especialmente, às ligadas à governança, como envolvimento em casos de corrupção ou fraude”, conclui Tokarski.

Leia também | Entenda como o ESG é importante para as pequenas empresas

O perigo da falta de ESG

Se tornar uma empresa que atende bem os seus clientes, investe em ações sociais e valoriza seus funcionários, colabora para que um empreendimento conquiste a admiração do público.

Ser uma organização que preserva a natureza, se preocupa com o social e com a transparência é tão importante quanto a qualidade dos produtos e serviços oferecidos por um empreendimento.

O principal fator para os brasileiros avaliarem positivamente uma marca é o selo de qualidade (29%), depois o impacto na economia (26%) e, após isso, vem o ESG (19%).

Comentários estão fechados.