Os 7 golpes mais comuns da internet, saiba como se proteger!
Os golpes na internet estão cada vez mais eficientes, por este motivo é importante saber quais são os mais comuns para se proteger.
A internet está repleta de golpes disfarçados de oportunidades, é preciso tomar muito cuidado para não ser enganado e acabar perdendo dinheiro ou tendo as suas informações pessoais vazadas.
Os golpes online estão cada vez mais eficientes, por este motivo é importante conhecer quais são os mais comuns, para não cair neles e orientar seus amigos e familiares, evitando prejuízo.
Com base nas informações da Agência Nacional de Telecomunicações e da Polícia Civil do Estado de São Paulo, confira abaixo os sete golpes mais comuns na internet:
Clonagem de WhatsApp
O bandido liga ou envia uma mensagem fingindo ser um funcionário de site de compra ou de uma instituição financeira e diz que estará encaminhando um código promocional ou código de confirmação.
O criminoso pede para a vítima informar esse código que, na verdade, é a verificação do WhatsApp e com ele o criminoso consegue clonar a conta do consumidor. Com a conta clonada, o golpista envia mensagens para amigos e familiares solicitando dinheiro. Jamais informe código nenhuma para qualquer pessoa desconhecida que te ligue.
Leia também | Como saber se estão usando meu CPF para golpes?
Boleto Falso
O criminoso aproveita de engenharia social ou de um link falso para alterar o código de barras de um boleto, fazendo com que o valor pago naquele documento caia na conta do membro da quadrilha.
Para não cair no golpe é preciso conferir os dados do beneficiário, se os três primeiros números do código de barras correspondem ao banco que aparece no boleto e não confie se o código de barras estiver com falhas que apresentem espaços excessivos entre as barras ou qualquer outra modificação.
Sites de comércio eletrônico fraudulentos
Neste golpe os criminosos criam sites falsos com preços atrativos para as pessoas acessarem e comprarem sem perceber que estão sendo enganadas. Os sites podem ser inspirados em plataformas já existentes ou podem ser criados sites com nomes inventados.
Geralmente esses sites falsos fazem “promoções relâmpago”, para que as vítimas se encantem com o preço e comprem sem pensar muito. Portanto, confira todos detalhes do site inclusive a URL, pesquisa reputação da empresa e não acredite em preços irreais.
Falso empréstimo
Neste golpe os criminosos podem tentar conseguir seus documentos, informações pessoais e o seu dinheiro, eles podem entrar em contato por e-mail, WhatsApp ou por ligação dizendo que eles possuem uma linha de crédito disponível para você, mas para liberar o empréstimo você precisará dar uma entrada.
Primeiro, nunca pague nada para conseguir um empréstimo, segundo não preencha suas informações em sites duvidosos e nem envie seu documento sem ter certeza de que se trata de um canal oficial do seu banco.
Sequestro de dados
O ransomware é um vírus que “tranca” os dados da vítima até que ela realize o pagamento de um resgate. Quando o criminoso virtual invade o dispositivo da vítima ele instala um software capaz de criptografar as informações do computador.
Após a invasão, a vítima recebe uma mensagem para realizar um pagamento, caso ele não seja feito os dados são excluídos. Evite acessar sites não confiáveis, não clique em link suspeitos e mantenha os antivírus e firewalls sempre ativados e atualizados.
Furto de contas de redes sociais e aplicativos
Neste furto, os criminosos conseguem as suas informações de login e as usam para assumir o controle das suas contas para aplicar diferentes golpes no seu nome.
Crie senhas difíceis e diferentes para cada conta, ative a verificação em duas etapas, não envie suas informações de login para ninguém e fique longe de links suspeitos.
Leia também | Ministério Público investiga golpes envolvendo o Desenrola Brasil
Sequestro de linha
Este é mais um dos golpes mais comuns da internet, neste tipo de fraude, a sua linha telefônica começa a funcionar em um novo chip controlado pelo bandido, que pode receber chamadas e mensagens, incluindo códigos de autenticação de serviços e instituições financeiras.
Caso isso esteja acontecendo procure uma delegacia, os golpistas podem ter utilizado documentos falsos para conseguir a sua linha telefônica.
Comentários estão fechados.