Você sabe qual o plural da palavra gol?
Vira e mexe estamos sempre questionando alguma coisa da língua portuguesa. E uma das maiores dúvidas é o plural de certas palavras
Vira e mexe estamos sempre questionando alguma coisa da língua portuguesa. E uma das maiores dúvidas é o plural de certas palavras. Em português, para formar o plural de palavras terminadas em “l”, normalmente troca-se o “l” por “is”. Mas no caso da palavra gol, essa regra não se aplica.
A palavra gol é a forma mais comum e utilizada no Brasil, especialmente no contexto esportivo. Ela é uma adaptação do plural em inglês (“goals”) e se tornou a forma mais popular entre os falantes. Neste caso, o plural da palavra “gol” é “gols”.
Plural de Palavras Terminadas em L: Uma Regra Geral com Exceções
As palavras terminadas em L seguem, em sua maioria, uma regra específica para a formação do plural. Para palavras terminadas em -al, -el, -il, -ol, -ul e com a sílaba tônica na última sílaba: Trocamos o L final por -is.
Exemplos:
- Animal – animais
- Papel – papéis
- Fóssil – fósseis
- Sol – sóis
- Azul – azuis
Mas para toda regra tem uma exceção: Palavras terminadas em -il com a sílaba tônica na penúltima sílaba: Trocamos o -il por -eis.
Exemplos:
Fóssil (fóssil) – fósseis
Util (útil) – úteis
Fácil (fácil) – fáceis
No caso de palavras estrangeiras terminadas em L mantêm o singular no plural. Também substantivos próprios geralmente não seguem regras de pluralização.
Exemplo: Álbum – álbuns (origem estrangeira)
Noel – Noéis (nome próprio).
Algumas palavras admitem mais de um plural, dependendo do contexto. Por exemplo, a palavra “mal” pode ter como plural “males” ou “maus”.
Leia também | Quais são os cursos de graduação com maiores salários iniciais?
Erros mais frequentes
Os erros mais comuns com palavras no plural em português são diversos e podem ocorrer por diferentes motivos. Na verdade, os erros acontecem por falta de conhecimento das regras gramaticais e até mesmo a variação regional.
A palavra lápis no plural não tem mudança: Os lápis estão na mesa. Também é o caso de palavras como ônibus: Os ônibus são novos.
Ao passar uma palavra do singular para o plural, você deve observar a concordância verbal. Veja o exemplo: “A maioria dos alunos foi aprovados”, essa forma está errada, o certo é “foram aprovados”.
Como não errar
Se você não quer mais errar o plural de palavras terminadas em L, deve praticar e consultar um dicionário. A dúvida sobre o plural de uma palavra específica pode ser facilmente resolvida com uma rápida pesquisa.
Comentários estão fechados.