8 melhores profissões do Brasil para trabalhar como autônomo
Existem algumas profissões que são dão muito melhor trabalhando como autônomo, e aqui vamos conhecer quais são elas
Os profissionais autônomos estão cada vez mais populares no mercado de trabalho. Ano após ano, o número de pedidos de demissão tem aumentado em todo o país, do qual boa parte desses trabalhadores largaram o emprego de carteira assinada para trabalhar por conta própria.
O profissional autônomo, que iniciou como alternativa para se livrar do desemprego, rapidamente se tornou uma modalidade super rentável e almejada por milhares de trabalhadores que estão em busca de mais flexibilidade de horário, tal como a possibilidade de exercer sua função em diferentes locais.
Apesar de existir uma certa instabilidade financeira para profissionais autônomos em início de carreira, quem consegue prosperar como autônomo dificilmente terá qualquer desejo de voltar a trabalhar de carteira assinada.
Vantagens e desvantagens de ser autônomo
Claro que nem tudo são flores para quem deseja trabalhar como autônomo, justamente por isso, decidimos listar quais são as principais vantagens e desvantagens para quem está planejando atuar por conta própria em sua profissão.
Vantagens
- Flexibilidade nos horários e demandas de serviços.
- Liberado para conciliar atividades pessoais e profissionais.
- Você quem determina o quanto quer trabalhar.
- Carga tributária reduzida.
- Você quem faz o seu salário, não recebe apenas uma parcela daquilo que fez, mas sim o todo.
Desvantagens
- Instabilidade financeira, principalmente no começo, já que os trabalhos não são fixos.
- Dependendo do quanto esteja obstinado, a carga horária pode superar a da carteira assinada.
- Devido a falta de vínculo empregatício, não possui benefícios trabalhistas.
Leia também | Ranking aponta as profissões menos desejadas pelos brasileiros
Melhores profissões para trabalhar como autônomo
Existem milhares de profissões para se trabalhar como autônomo, dentre elas, algumas das mais valorizadas, que podem gerar maior retorno para os profissionais são:
1. Profissional da beleza
O campo da beleza no Brasil movimenta bilhões todos os anos. Segundo pesquisa do SPC Brasil, os consumidores preferem abrir mão até mesmo de gastos com lazer do que abrir mal dos gastos com beleza.
Existem muitas áreas para trabalhar como autônomo no ramo da beleza, desde cabeleireiro, manicure, designer de sobrancelhas, esteticista entre outros. Aqui o campo é fértil e a maioria dos profissionais exerce atividades como autônomos.
2. Advogado
Um advogado autônomo normalmente é responsável por prospectar seus próprios clientes, o que pode ser feito com marketing pessoal, networking, participação em eventos jurídicos, tal como principalmente por uma reputação profissional sólida e respeitada.
Como autônomo, os advogados normalmente costumam gerir seus próprios escritórios, o que envolve tarefas de administração, contabilidade, entre outros. Quando consegue se estabilizar como autônomo, esses profissionais terão cada vez mais clientes por indicação. Mas aqui a muito trabalho e dedicação para atingir os resultados dos clientes.
3. Editor de vídeos
Uma profissão muito comum entre autônomos é a de editor de vídeos. Seja para montagem e finalização de produtos audiovisuais, esses profissionais prestam serviços para TVs, vídeos para YouTube, comerciais, entre outros.
Aqui, o fundamental é ter conhecimento em ferramentas de edição como Adobe Premiere e After Effects. Além disso, para quem deseja trabalhar na área é fundamental desenvolver conhecimentos com roteiro, noções de estrutura narrativa e especialmente um olhar mais artístico.
4. Contador
Voltando para profissões com ensino superior, o contador é um excelente profissional para trabalhar como autônomo, seja em um escritório ou mesmo prestando serviços para as empresas.
Os retornos financeiros variam muito, conforme o desempenho do profissional, tal como sua prospecção de clientes e sua reputação como profissional. Alguns preferem trabalhar diretamente com empresas, enquanto outros garantem altos rendimentos através do seu próprio escritório.
5. Programador
Um programador pode ser contratado para desenvolver softwares, sites, aplicativos mobile, sistemas de gerenciamento, entre vários outros empregos. Além disso, existem inúmeras plataformas onde programadores podem trabalhar como autônomos, a exemplo da Upwork, Freelancer, Fiverr e Workana.
A área de programação é muito ampla e com milhares de oportunidades. Além disso, profissionais que dominam inglês podem trabalhar para empresas de outros países, ganhando em dólar ou euro, o que valoriza ainda mais o passe e garante uma remuneração muito maior.
Mas dominando ou não outro idioma e prestando serviços para fora, aqui mesmo no Brasil a demanda por programadores é altíssima, e esses profissionais também podem desenvolver seus próprios produtos para venda, como aplicativos, plugins, temas para site, softwares entre outros.
6. Professor particular
A área da educação abre muitas portas para trabalhar como autônomo, só que, com o advento da internet e com várias plataformas online de ensino, os professores podem ampliar seus leques de possibilidades para trabalhar mais e ganhar mais dinheiro.
Trabalhar como professor autônomo tem diversas vantagens, uma delas é a capacidade de oferecer um ensino individualizado, tal como tendo atenção personalizada para cada aluno.
7. Analista de marketing digital
Com a alta valorização do marketing digital, especialmente para trazer mais reconhecimento, valorização e identificação das marcas de maneira online, esse profissional está em alta e é um excelente ramo para trabalhar como autônomo.
Devido a sua valorização no mercado, tal como a grande quantidade de clientes que vão desde pessoas, empresas, celebridades, agências, o analista de marketing digital tem inúmeras possibilidades de trabalho.
8. Nutricionista
Uma grande parcela dos nutricionistas exerce atividades como autônomos. Este profissional oferece consultas individuais e personalizadas para seus clientes, avaliando necessidades e objetivos nutricionais, garantindo um plano elaborado para atingir os objetivos dos seus clientes.
Esse profissional pode oferecer workshops, cursos sobre alimentação, além de se especializar no atendimento de grupos específicos para expandir seu portfólio e consolidar seu nome, com grupos de gestantes, crianças, lactantes, idosos, atletas, veganos, etc.
Comentários estão fechados.