6 hábitos para adotar que podem te deixar rico, segundo a ciência
Para construir riqueza não basta uma oportunidade, sorte ou herança, vai muito além, nos seus hábitos na maneira como enxerga sua vida
Falar sobre riqueza não é meramente falar sobre sorte ou receber uma herança. Frequentemente, a riqueza é resultado de hábitos e mentalidades específicas cultivadas por um longo período.
A psicologia identificou comportamentos fundamentais e extremamente comuns em muitas pessoas ricas, oferecendo ideias incríveis que podem ser muito valiosas para qualquer um que tenha o sonho de construir riqueza.
Entender e implementar esses hábitos podem potencializar sua mentalidade financeira, tal qual sua perspectiva para a construção de riqueza. Vamos explorar sete hábitos que a ciência sugere que são prevalentes entre os ricos e como incorporá-los na sua vida.
1. Adote a produtividade e assuma o controle
Pessoas ricas tendem a ter o que psicólogos chamam de lócus de controle interno. Em outras palavras, isso significa que eles acreditem que podem influenciar suas circunstâncias em vez de se sentirem à mercê de forças que vêm de fora.
Essa é uma abordagem proativa fundamental para a tomada de decisões financeiras, tal como na construção de sua riqueza. Segundo o livro O Milionário Mora ao Lado de Thomas J. Stanley pessoas com lócus de controle interno têm chances muito maiores de alcançar o sucesso financeiro.
Elas assumem a responsabilidade e trabalham ativamente para aprimorá-las. Por exemplo, em vez de culpar alguma situação pela perda do emprego, uma pessoa com essa capacidade pode utilizar a oportunidade para começar um negócio e adquirir novas habilidades.
Para desenvolver esse tipo de mentalidade, comece identificando áreas da sua vida financeira em que você se sente mais impotente. Faça um brainstorming de ações que podem influenciar essas áreas. A chave é focar em coisas que você pode controlar e tomar medidas decisivas de imediato.
2. Domine a priorização e gestão do tempo
O tempo é um recurso escasso, e as pessoas ricas o veem como um bem realmente precioso. Elas utilizam ferramentas de priorização de tempo como a Matriz de Eisenhower, que ajuda a categorizar tarefas com base na urgência e importante para garantir sua concentração em atividades que realmente importam.
Para melhorar sua gestão de tempo, comece a monitorar suas atividades durante uma semana. Identifique onde você gasta mais tempo e quanto tempo gasta em atividades de baixo valor, ou que trazem pouco retorno, e realoque esse tempo em atividades de alto valor, atividades principais da sua vida.
3. Crie uma mentalidade orientada para objetivos
Pessoas bem sucedidas são conhecidas por estabelecerem metas financeiras claras de longo prazo. Eles utilizam técnicas de visualização para imaginar seu futuro desejado, o que psicólogos descobriram que aumenta a motivação, inclusive a probabilidade de realização.
Aquelas pessoas que consideramos bem sucedidas trabalham de trás para frente, a partir de seus grandes objetivos, criando planos e estratégias alcançáveis. A verdade é que a maioria de nós mentaliza aquilo que queremos, mas não temos a capacidade de mentalizar um caminho tangível para atingir determinado objetivo.
Para desenvolver esse hábito, tente utilizar esse exercício: escreva uma meta que tenha, em seguida visualize todos os detalhes que você precisa para alcançar essa meta, mesmo que seja um caminho longo, ou que leve determinado tempo, a ideia é você definir sua meta e conseguir criar o caminho necessário para alcançá-la.
4. Comprometa-se com o aprendizado contínuo
Pessoas bem sucedidas frequentemente exibem o que os psicólogos chamam de “mentalidade de crescimento” – a crença de que habilidades e inteligência podem ser desenvolvidas através do esforço e do aprendizado.
Essa mentalidade alimenta seu comprometimento com o autoaperfeiçoamento. Diferentes estudos comprovam que pessoas ricas leem mais livros. Segundo Thomas Corley, 85% das pessoas ricas leem dois ou mais livros sobre educação, carreira e autoaperfeiçoamento por mês.
Para melhorar essa questão, é fundamental procurar estar o tempo todo se desenvolvendo. Isso pode ser feito lendo livros, escute podcasts, realizando cursos e seminários.
5. Cerque-se de pessoas que compartilham as mesmas ideais
Não adianta você estar buscando se desenvolver, se diferenciar, se as pessoas a sua volta estão em outra vibração, levando você para um caminho completamente diferente daquele que você deseja. A influência social é uma questão muito importante no caminho do sucesso.
Pessoas que cultivam intencionalmente relacionamentos com outras pessoas bem-sucedidas e motivadas compartilham objetivos e mentalidades semelhantes. Esses relacionamentos são muito mais do que puro networking, são inspirações e exposição a novas ideias e perspectivas.
6. Desenvolva uma mentalidade de abundância
Desenvolver uma mentalidade de abundância nada mais é do que a crença de que existem recursos e sucesso suficientes para compartilhar com outras pessoas. Isso contrasta a mentalidade de escassez, que vê o sucesso como um recurso para alguns.
Estudos descobriram que ter uma mentalidade de abundância pode levar ao sucesso financeiro, encorajando os indivíduos a tomarem decisões de riscos. Pessoas bem sucedidas normalmente abordam desafios, acreditando que existem soluções e oportunidades em abundância.
Essa perspectiva otimista garante que elas vejam potencial onde outras pessoas simplesmente enxergam obstáculos, e esse é justamente um dos pontos que fazem as pessoas bem sucedidas parecerem tão visionárias como são. Mas é algo que você pode desenvolver.
Para desenvolver essa mentalidade, comece a ser mais grato, reconheça o que você tem. Quando confrontado com desafios, treine-se para se perguntar quais são as oportunidades presentes nestes desafios, em vez de focar no problema. Com o tempo, essa mudança de perspectiva será uma habilidade natural.
Comentários estão fechados.