Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Quem mente mais o homem ou a mulher?

Crianças e adultos em algum momento já mentiram na vida. Uma pessoa para mentir pode ter diversas razões e motivos

A mentira existe desde o início do mundo. Crianças e adultos em algum momento já mentiram na vida. Uma pessoa para mentir pode ter diversas razões e motivos. Mas sempre vem aquela dúvida: quem mente mais o homem ou a mulher?  Estudos mostram que tanto homens quanto mulheres mentem. Eles mentem mais sobre conquistas e status, enquanto elas podem mentir mais para proteger os sentimentos de outras pessoas.

A mentira pode estar relacionada a diversos sentimentos e emoções, como medo, vergonha, culpa, ansiedade ou até mesmo a intenção de proteger alguém ou a si mesmo de uma situação desagradável.

Uma pesquisa que analisou os depoimentos de três mil britânicos concluiu que homens têm maior propensão a dizer mentiras e se sentem menos culpados em mentir do que mulheres. O estudo indicou que cada homem britânico mente em média três vezes por dia, o que equivale a 1.092 mentiras por ano, segundo uma publicação da BBC News.

Já as mulheres parecem mais honestas: segundo a enquete, as britânicas mentiriam em média duas vezes por dia, ou 728 vezes por ano. 

A pesquisa foi encomendada pelo Museu da Ciência (Science Museum), em Londres, para marcar a inauguração de uma nova galeria.

Leia também | MEI pode comprar carro com até 30% de desconto, veja como funciona!

Mentir é pecado?

Para muitas religiões espalhadas pelo mundo, mentir é pecado. No cristianismo, por exemplo, a mentira é vista como um ato contrário aos Dez Mandamentos, especificamente ao mandamento que diz “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo” (Êxodo 20:16).

A mentira pode ter um impacto significativo no psicológico de uma pessoa. Ao ser enganado por um mentiroso, a pessoa pode passar a ter sentimentos de desconfiança, ansiedade, estresse e até mesmo depressão. A repetição de mentiras pode minar a autoestima e a segurança emocional, tanto em quem mente quanto em quem é enganado.

O mentiroso pode carregar o peso de uma mentira, causando sentimentos de culpa e remorso, além de medo de ser descoberto. Isso pode levá-lo a um ciclo de estresse e pressão psicológica constante.

Mas para quem é enganado por uma mentira, pode ter momentos devastadores na vida, como quebra de confiança, que pode impactar relacionamentos e a capacidade de confiar nos outros no futuro.

Comentários estão fechados.