Fila do INSS fica com quase 1,8 milhão de pessoas em setembro
Segundo o relatório do Boletim Estatístico da Previdência Social (Beps), em setembro deste ano 1.798.886 de pessoas estavam na fila do INSS.
Esperar um benefício do INSS ser aprovado pode demorar bastante, a fila do INSS no mês de setembro contava com quase 1,8 milhão de segurados que estavam aguardando uma resposta para análise dos benefícios.
A fila de espera do INSS alcançou 1.798.886 de segurados em setembro de 2024, todos esperando as solicitações serem analisadas, segundo as informações de dados do Boletim Estatístico da Previdência Social (Beps).
Segundo os Beps, os processos de setembro que dependem somente da análise do INSS e da perícia médica alcançaram 1.479.05. Já os 319.831 restantes são de pendências relativas a documentos que precisavam ser apresentados pelos segurados.
A gigantesca fila do INSS em setembro
A quantidade de pessoas na fila pode assustar, com base no relatório de setembro divulgado recentemente, milhões de contribuintes estavam aguardando as suas solicitações serem analisadas pelo órgão no nono mês do deste ano.
Deste número impressionante, entenda quanto tempo os segurados estão na fila aguardando:
- 1.093.835 pessoas aguardando há menos de 45 dias; e
- 705.051 segundos aguardando há mais de 45 dias.
O INSS tem tomado medidas para agilizar as solicitações de benefícios, como o benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) que pode ser solicitado em 2.681 agências dos correios.
“É muito importante destacarmos que essa parceria entre INSS e Correios vem ao encontro da nossa missão institucional, que é reconhecer direitos”, pontuou a diretora de Orçamento, Finanças e Logística do INSS, Débora Floriano.
Leia também | Décimo terceiro do INSS: Saiba quem recebe este mês
Promessa da redução da fila
O ministro da Previdência, Carlos Lupi, declarou que iria acabar com a fila de concessão dos benefícios ao assumir o cargo, mas depois afirmou ser “impossível” zerá-la. Após isso, o discurso passou a ser de redução da fila de concessão dos benefícios.
“Vamos fazer um mutirão para colocar as filas nos índices do que foi o primeiro governo Lula. Eram cinco dias de prazo para a pessoa conseguir o seu benefício”, disse Lupi. “Não é simples, há mais de 1,3 milhão de pessoas nas filas em todos os setores. Temos que melhorar”, afirmou o atual Ministro da Previdência no começo de 2023, segundo o portal da Câmara dos Deputados.
Leia também | INSS: 5 golpes mais aplicados em beneficiários, saiba como se proteger!
Em 2024 a concessão de benefícios aumentou, em setembro os números foram: R$ 68,41 bilhões (folha de pagamento), totalizando 40.431.862 de benefícios pagos:
- 34.092.535 do regime Geral; e
- 6.339.327, de assistenciais.
Comentários estão fechados.