Estas profissões e cargos estão em baixa no Brasil
Muitas tarefas antes realizadas por trabalhadores estão sendo automatizadas por máquinas e softwares, diminuindo a necessidade de mão de obra
As constantes mudanças e transformações no mercado de trabalho e os avanços tecnológicos, estão fazendo com que algumas profissões e cargos enfrentem uma redução na demanda, seja por substituição tecnológica ou por mudanças nas necessidades do mercado.
Muitas tarefas antes realizadas por humanos estão sendo automatizadas por máquinas e softwares, diminuindo a necessidade de mão de obra em determinadas áreas. Outro detalhe que tem afetado essas profissões e cargos são as crises econômicas, mudanças nos hábitos de consumo e a globalização.
Leia também | 139 cursos gratuitos são oferecidos para brasileiros por Harvard
Veja as profissões e cargos que estão em baixa no Brasil
- Telefonistas e operadores de telemarketing: Com o aumento do uso de tecnologias automatizadas e robóticas, muitas dessas funções foram substituídas por sistemas de atendimento virtual.
- Operadores de caixa: A popularização do pagamento eletrônico e a automação dos caixas eletrônicos têm reduzido a necessidade de operadores de caixa em bancos e supermercados.
- Recepcionistas: A crescente adoção de sistemas de check-in online e automação de check-ins em hotéis e escritórios tem diminuído a demanda por recepcionistas.
- Técnicos de impressão: Com a digitalização de documentos e a redução do uso de papel, a necessidade de técnicos especializados em impressão tem diminuído.
- Operadores de máquinas agrícolas: Com a mecanização e automação crescente na agricultura, a necessidade de operadores de máquinas agrícolas tem diminuído.
- Técnicos de manutenção de equipamentos: A automação e a adoção de tecnologias avançadas têm reduzido a demanda por técnicos de manutenção tradicionais.
- Operadores de linhas de montagem: A crescente automação nas indústrias tem substituído muitas funções de operadores de linhas de montagem.
- Recepcionistas de hotel: A popularização de plataformas de reserva online tem reduzido a necessidade de recepcionistas em hotéis.
- Auxiliares administrativos: Com a digitalização de processos administrativos, muitas funções de auxiliares administrativos têm sido eliminadas.
Por outro lado, outras profissões estão em alta em nosso país. Entre elas está a Tecnologia da Informação. Os desenvolvedores, analistas de dados, engenheiros de software e profissionais de cibersegurança são muito procurados atualmente.
Profissionais da saúde continuam firmes no mercado de trabalho. O envelhecimento da população abre oportunidades para profissionais da área.
Professores também continuam sendo necessários para levar a educação a muitas crianças. No entanto, a educação a distância e a personalização do ensino estão gerando novas demandas por profissionais da área.
Por isso, os profissionais para não ficarem fora do mercado de trabalho, precisam investir em suas carreiras. Devem fazer cursos, participar de workshops e buscar novas certificações. O importante é se manter atualizado.
Comentários estão fechados.