Empréstimo consignado do INSS: entenda como funciona e conheça as novidades
Entenda como funciona o empréstimo consignado do INSS e conheça as novidades desta modalidade para o ano de 2025.
O crédito consignado é uma modalidade descontada diretamente da conta dos beneficiários do órgão do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), fazer um empréstimo é muitas vezes a única solução financeira para os beneficiários.
Como o desconto é automático, o crédito garantido, fazendo com que aposentados e pensionistas do INSS possam solicitar esse crédito praticamente a qualquer momento.
Confira abaixo como funciona o empréstimo consignado do INSS e conheça as novidades do órgão para 2025.
Como funciona o empréstimo consignado do INSS?
Como já citamos, se você recebe aposentadoria ou pensão do INSS, é possível utilizar essa linha de crédito, que vai depender o crédito é liberado para os beneficiários que recebam o benefício permanentemente.
Só é possível comprometer até 45% do seu benefício com crédito consignado veja:
- 35% para empréstimo pessoal;
- 5% para cartão de crédito; e
- 5% para cartão de benefício.
O INSS alerta para que você preste atenção na porcentagem do empréstimo para evitar um alto nível de endividamento, comprometer 45% da sua renda pode ser prejudicial. Portanto, tenha paciência para pesquisar os melhores juros e não cometa o erro de compromete quase metade da sua renda.
Leia também | Aposentados podem excluir automaticamente mensalidade associativa pelo Meu INSS
Como solicitar?
Para solicitar basta consultar a lista de bancos autorizados e conferir a taxa de juros pelo aplicativo do INSS e entrar em contato com a instituição financeira indo até uma agência ou baixando o aplicativo.
Tome cuidado com golpes e baixe apenas os aplicativos oficiais dos bancos ou vá uma agência, não se esqueça de pesquisar os melhores juros e as instituições com as melhores reputações.
Leia também | Décimo terceiro do INSS: pagamentos iniciam segunda-feira (25)!
Novas regras a partir de 2025
Em janeiro de 2025 o crédito consignado poderá ser desbloqueado antes do período de 3 meses para novos beneficiários, caso solicitem o crédito para o banco pagador do benefício. Esta nova regra não atinge os benefícios já pagos.
“Após esses três meses iniciais, os demais bancos, que não fazem o pagamento da folha, poderão ofertar o consignado aos aposentados e pensionistas”, explica o Alessandro Stefanutto, presidente do INSS.
Segundo Stefanutto, será possível pedir a portabilidade, veja:
“Será possível pedir a portabilidade para outra instituição após os 90 dias. Ninguém perde com esse novo formato. Os bancos porque poderão ofertar seu serviço e os segurados porque poderão escolher o juro mais em conta, caso precisem pegar empréstimo”.
Comentários estão fechados.