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Conheça as novas regras para aulas online na pós graduação

As mudanças têm como objetivo assegurar a qualidade do ensino, ao mesmo tempo em que incorporam elementos da modalidade híbrida

As mudanças que vêm acontecendo no mundo com avanço da tecnologia tem influenciado o educacional global, que estão mudando regras para aulas online na pós-graduação. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) introduziu novas regras para as aulas online na pós-graduação no Brasil. 

As mudanças têm como objetivo assegurar a qualidade do ensino, ao mesmo tempo em que incorporam elementos da modalidade híbrida para otimizar a aprendizagem. 

Uma portaria publicada no Diário Oficial da União, nesta segunda-feira (9), traz metodologias que englobam a interação entre ambientes presenciais e digitais “para potencializar as diversas atividades acadêmicas realizadas no percurso formativo.”  

Veja as às novas normas que prometem transformar a experiência acadêmica

A partir de agora, aulas gravadas que não acontecem em tempo real não podem ser contadas para a carga horária didática.

Não será permitido a oferta de cursos ou trajetos formativos inteiramente remotos para a pós-graduação stricto sensu.

O que está permitido:

  • Aulas síncronas: Atividades em tempo real, como aulas online, seminários e conferências, são autorizadas.
  • Debates e estudos de caso: O uso de ferramentas digitais para discussões e leituras dirigidas é permitido.
  • Atividades de escrita e produção científica: Desenvolvimento de artigos e outros trabalhos acadêmicos com suporte de ferramentas colaborativas online.
  • Orientações de pesquisa: Discussões sobre pesquisas podem ser feitas em encontros virtuais ao vivo.
  • Grupos de estudo e parcerias internacionais: Organização de grupos de estudo com participação de diferentes instituições é bem-vinda.
  • Práticas laboratoriais virtuais: Atividades laboratoriais podem ser adaptadas para o ambiente digital por meio de simulações e tecnologias inovadoras.
  • Defesas e bancas online: A defesa de dissertações, teses e outros trabalhos acadêmicos pode contar com a participação remota de avaliadores.

Os experimentos de laboratório, trabalhos de campo, vivências e oportunidades regulares de convivência e troca de experiências como cursos, palestras, atividades de extensão e seminários deverão ser realizados preferencialmente de forma presencial.

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O que muda para os alunos?

A nova norma incentiva a interação entre alunos e professores, o que pode favorecer o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades.

Os alunos terão que se organizar mais para participar de aulas ao vivo e realizar as atividades propostas, já que não poderão mais contar com as aulas gravadas. 

Para que você possa concluir o curso, será necessário ter presença física ou participação em atividades práticas. 

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