Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

7 Alimentos que são muito mais potentes quando consumidos crus

Quando se trata de maximizar os benefícios nutricionais, muitas vezes a maneira como preparamos e consumimos os alimentos pode fazer toda a diferença

Quando se trata de maximizar os benefícios nutricionais, muitas vezes a maneira como preparamos e consumimos os alimentos pode fazer toda a diferença. Principalmente depois que os alimentos crus começaram a ganhar popularidade. Consumir alimentos crus é uma tendência que vem ganhando cada vez mais adeptos, e com razão!

Nós acabamos descobrindo que muitos alimentos revelam todo o seu potencial nutricional e sabor quando consumidos em sua forma natural. Desta forma, podemos preservar vitaminas, minerais e enzimas, que podem ser sensíveis ao calor.

Tudo bem, não vamos ser radicais. Ainda existe espaço para comidas cozidas em uma dieta balanceada. Mas não podemos negar que comer alguns itens em seu estado mais puro às vezes é benéfico, se levarmos em conta o seu valor  nutricional.

No texto a seguir, falaremos de sete alimentos que se destacam por seu potencial nutritivo quando ingeridos crus. 

1. Cenoura

Digamos que aquele personagem do desenho animado, Pernalonga é que está certo, comer a cenoura crua é uma verdadeira explosão de betacaroteno, um pigmento que o corpo converte em vitamina A, essencial para a saúde dos olhos e da pele. Além disso, sua fibra crua auxilia na digestão e promove a sensação de saciedade.

Ela ajuda a combater a prisão de ventre porque aumenta o volume das fezes e estimula os movimentos naturais do intestino.

2. Beterraba

Rica em antioxidantes, a beterraba crua ajuda a combater os radicais livres e reduzir a inflamação no organismo. Seu consumo regular pode contribuir para a saúde do coração e controlar a pressão arterial.

3. Abacate

Consumir abacate cru garante a máxima quantidade de gorduras saudáveis, como as gorduras monoinsaturadas. O abacate ajuda a aumentar o colesterol bom (HDL) e reduzir o colesterol ruim (LDL). É rico em vitamina C e antioxidantes, que ajudam a proteger a pele e a combater rugas, estrias e celulite. 

3. Alho

O alho cru possui compostos de enxofre que fortalecem o sistema imunológico e possuem propriedades antibacterianas e antifúngicas. Mas atenção: o alho cru pode causar azia em algumas pessoas.

4. Batata-doce

A batata-doce crua é uma excelente fonte de vitamina C e antioxidantes, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico. O potássio presente na batata-doce ajuda a regular a pressão arterial e a prevenir doenças cardiovasculares.

5. Brócolis

O brócolis cru é uma excelente fonte de vitamina C, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a proteger as células dos danos causados pelos radicais livres. Ele é um alimento rico em nutrientes que pode ajudar a melhorar a saúde cardiovascular, intestinal, óssea, entre outras.6. 

6. Pimentão

O pimentão cru, especialmente o vermelho, é rico em vitamina C e betacaroteno, que atuam como antioxidantes, protegendo as células contra danos.

Os principais benefícios do pimentão cru são: 

  • Fortalecimento do sistema imunológico
  • Combate o envelhecimento
  • Saúde dos olhos
  • Saúde dos ossos e dentes
  • Saúde do coração
  • Saúde intestinal

Leia também | FGV oferece cursos gratuitos e online sobre Inteligência Artificial

7. Espinafre

O espinafre foi sempre o alimento favorito do Popeye. Quando o personagem comia o alimento, ficava super forte. Na vida real, o espinafre cru é uma ótima fonte de ferro, vitamina K e ácido fólico, nutrientes essenciais para a saúde dos ossos, sangue e sistema nervoso.

Por ser rico em cálcio, magnésio e fósforo, o espinafre ajuda a fortalecer e aumentar a resistência dos ossos. Sendo assim, consumir a quantidade correta de cálcio ajuda na manutenção do esqueleto, deixando o corpo menos suscetível a fraturas e problemas como a osteoporose.

Comentários estão fechados.