Viver no Brasil é uma tarefa bem difícil. Em meio a problemas políticos, desigualdade social, mercado de trabalho e tantas outras questões que precisamos lidar diariamente. Existe um outro fator agravante: os golpes.
Segundo um estudo publicado pelo DataSenado, cerca de 24% dos brasileiros acima dos 16 anos já perderam dinheiro com golpes digitais no último ano. Conforme dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2024 houve cerca de 2,2 milhões de casos de estelionato.
Além disso, segundo o mesmo Anuário, desde 2018 até 2024, o aumento de casos de estelionato, que inclui diferentes golpes, foi de, 408%, o que mostra que no Brasil, os cidadãos precisam ficar cada vez mais atentos aos golpistas.
Mas, em meio a tantos golpes que existem atualmente, você já se perguntou quais são os golpes mais comuns aplicados nos brasileiros? A seguir, vamos te contar os principais golpes cometidos contra os cidadãos para que você tenha o máximo de cuidado possível e não se torne a próxima vítima.
Golpe do Pix
Tranquilamente, um dos golpes mais comuns no Brasil é o golpe do pix, esse é um time de golpe que acontece de várias maneiras. Uma delas é quando o golpista pede uma transferência urgente, muitas vezes se fingindo ser parente, amigo ou mesmo funcionário de um banco.
Outro golpe do pix muito comum acontece com falsos comprovantes de pix, em que uma vítima entrega o produto acreditando que recebeu o pagamento, ou mesmo o golpe da devolução do pix enviado por engano.
Golpe do WhatsApp
Outro golpe muito comum é o do WhatsApp, onde o criminoso finge ser um parente ou alguém conhecido pedindo dinheiro. Essa situação fica ainda mais grave caso o conhecido tenha tido o número clonado, porque aí fica mais difícil ainda descobrir o golpe.
Cartão de crédito clonado
Segundo pesquisas da Febraban, um dos golpes mais comuns no Brasil é o da clonagem do cartão de crédito, em que golpistas utilizam os dados do cartão de terceiros para fazer diversas compras.
Golpe do falso suporte bancário
Um golpe que costuma atingir muitos idosos é o golpe do falso suporte bancário, em que o golpista entra em contato com a vítima se passando ser do banco pedindo a confirmação de dados ou mesmo o envio de valores em dinheiro, como modo de segurança.
Idosos precisam ficar muito atentos com esse golpe, especialista porque golpistas conseguem ter acesso a vários dados, e muitas vezes eles já têm vários dados seus em mãos, para dar mais credibilidade de que realmente são do “banco”.
Golpes em compras online
Outro tipo de golpe que cresce a cada dia são os sites falsos de e-commerce com ofertas muito baratas, onde a vítima paga e nunca recebe o produto. Cuidado, golpistas conseguem até clonar um site de vendas de uma loja real para aplicar o golpe.
Fique sempre atento à URL original do site, e até mesmo em compras que você vê de lojas grandes, fique atento se no site diz que é vendido e entregue pela loja, e não por lojas terceiras.
Golpe do empréstimo consignado
Outro golpe que afeta milhares de idosos no Brasil é o golpe do empréstimo consignado. Esse tipo de golpe acontece quando o estelionatário aborda a vítima (por telefone, WhatsApp, e-mail entre outros), com uma oferta extremamente vantajosa de empréstimo.
Nesse tipo de situação, o golpista costuma convencer a vítima de que, para o empréstimo ser liberado, é preciso realizar o pagamento de uma taxa, ou mesmo de antecipação da primeira parcela.
Golpe do boleto falso
Outro golpe bem comum é quando enviam um boleto falso para você, seja por e-mail, WhatsApp ou qualquer outro meio, e normalmente vem em nome de um banco, cliente ou algo que você tenha vínculo e propositalmente te induz a pagar para evitar problemas.
Nota! Embora tenhamos citado sete dos golpes que mais afetam os brasileiros, existe uma infinidade de golpes que já acontecem e novos golpes aparecendo, a melhor dica que damos é: desconfie de tudo, e caso receba algum contato que seja, entre em contato com o número oficial da instituição em questão.
Comentários estão fechados.