5 direitos que quem sofre com a depressão possui e não sabe
Conheça quais são os principais sintomas da depressão e os 5 principais direitos que quem sofre com esse mal possui.
Conforme a Organização Mundial da Saúde, cerca de 11,5 milhões de brasileiros sofrem de depressão. Isso significa que cerca de 6,3% dos brasileiros tem depressão.
Estudos mostram que a taxa de depressão está aumentando nos últimos anos no Brasil, devido a um aumento na necessidade de lidar com problemas cotidianos, tais como: aumento da violência, desemprego, insegurança social, entre outros.
A depressão é uma doença grave com consequências para a saúde mental e física. É importante entender que a depressão não pode ser ignorada e que precisa ser tratada adequadamente.
Desta forma, por se tratar de uma doença grave com uma grande crescente é importante conhecer os direitos de quem tem depressão e é isso que vamos te apresentar hoje.
Sintomas da Depressão:
Por se tratar de uma doença grave é importante estar atento aos sintomas, os principais sintomas incluem:
- Tristeza e desânimo profundos;
- Perda de interesse ou prazer em atividades que costumavam ser agradáveis;
- Mudanças no apetite;
- Insônia ou sonolência;
- Sentimentos de culpa e falta de esperança;
- Baixa autoestima;
- Dificuldade de concentração;
- Pensamentos suicidas;
- Falta de energia.
Atenção: a depressão é muito prejudicial, desta forma é muito importante procurar ajuda especializada para ajudar no problema.
Direitos de quem sofre com a depressão:
Como mencionado o número de pessoas com depressão tem aumentado, sendo importante conhecer quais são os direitos de quem sofre com esse mal, conheça 4 deles:
1. Programa de Atendimento Domiciliar (PAD): Esta é uma política de saúde pública que oferece atendimento domiciliar a pessoas diagnosticadas com depressão, orientando-as sobre saúde mental e oferecendo tratamento e acompanhamento.
2. Acesso aos serviços de saúde mental: o Ministério da Saúde do Brasil oferece serviços de saúde mental gratuitos para pessoas diagnosticadas com depressão. Os serviços incluem tratamento, acompanhamento e orientação.
3. Programa de Prevenção de Suicídio: O Ministério da Saúde do Brasil também oferece programas de prevenção de suicídio para pessoas com depressão, oferecendo-lhes acesso a tratamentos eficazes e orientação para melhorar a qualidade de vida.
4. Benefícios do INSS: pessoas diagnosticadas com depressão podem requerer a concessão dos benefícios sociais previstos na legislação brasileira, como auxílio-doença, aposentadoria por invalidez.
Lembrando que para obter os benefícios previdenciários será necessário preencher os requisitos e a realização da perícia médica do INSS, desta forma, não é fácil conseguir esses benefícios.
5. Acesso a tratamentos: se você tem depressão, o melhor tratamento é o acompanhamento médico, que pode incluir a prescrição de medicamentos como antidepressivos.
Alguns destes medicamentos são gratuitos, como aqueles disponíveis nos programas de assistência médica do governo. Outras opções gratuitas incluem terapia comportamental cognitiva (TCC), suporte de grupo, como grupos de autoajuda e acupuntura.
Nota: A depressão é uma doença muito grave, se você ou alguém que você conhece está lidando com esse problema, é muito importante procurar ajuda especializada o mais rápido possível.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.