6 dicas para ter sucesso na entrevista de emprego
Confira algumas orientações que vão te ajudar a ter uma ótima performance na sua próxima entrevista. Confira!
A entrevista de emprego é uma das etapas mais importantes para quem está passando por um processo seletivo e por isso, o candidato deve se atentar a alguns detalhes antes, durante e após a sua realização.
Com a pandemia, grande parte das empresas têm investido nas plataformas de recrutamento para realizar as triagens iniciais de novos talentos, o que não significa que o contato humano proporcionado pela entrevista acabou.
É durante a conversa presencial que o profissional e a organização podem se conhecer melhor, alinhar suas expectativas e criar conexões.
Você costuma ter dificuldades nessa etapa? Se sente nervoso ou despreparado para conversar com o pessoal do RH? Saiba que grande parte desse receio pode chegar ao fim com uma boa preparação.
Pensando nisso, preparei algumas orientações que vão te ajudar a ter uma ótima performance na sua próxima entrevista. Confira!
O que é uma entrevista de emprego?
Trata-se da ocasião em que o candidato é chamado para uma avaliação junto à empresa, que poderá ocorrer de duas maneiras: presencial ou online, por videochamada.
Se a pessoa foi selecionada para participar da entrevista, provavelmente o seu currículo foi bem avaliado pelos recrutadores, o que já é um ponto positivo.
Nesse momento você pode estar se perguntando: “se a empresa já conhece o meu histórico profissional, habilidades e competências descritas no meu currículo, para que serve a entrevista?”
Simples, é durante essa conversa que a pessoa do RH poderá explorar sua personalidade, história de vida, perfil comportamental e demais elementos que irão convencê-la de que você é a pessoa certa para o cargo em questão.
Checklist com dicas para o momento da entrevista de emprego
Confira o checklist que montei para te auxiliar na preparação da entrevista de emprego e aumentar as suas chances de ser contratado.
São dicas práticas e simples, mas que podem fazer grande diferença se levarmos em conta que nem todos os candidatos dão a devida atenção para essa etapa.
Saia na frente e boa sorte!
1. Pesquise sobre a empresa, quanto mais informações souber, melhor será seu desempenho
Estude a área de atuação, missão e propósito que a empresa comunica perante a sociedade.
Também vale pesquisar o site e as redes sociais da organização para entender melhor como ela se posiciona e que produtos ou serviços oferece.
Isso demonstra o seu interesse e causa boa impressão.
2. Confira o endereço e como chegará até lá, para se planejar
Muitos profissionais buscam oportunidades de trabalho a partir de sua localidade, enquanto outros não dão atenção para esse fator.
Portanto, se você foi chamado para uma entrevista em um local que desconhece o endereço, planeje-se com antecedência e veja quais são as melhores rotas de acordo com o seu meio de transporte.
Importante: chegue com pelo menos 10 minutos de antecedência. A sua pontualidade é um dos elementos avaliados pelo recrutador.
3. Seja cordial desde a portaria
Faça uso da educação e cordialidade com todas as pessoas que cruzarem o seu caminho, independente de qual situação você esteja inserido.
Uma empresa é composta por pessoas diversas que estão desempenhando diferentes papéis, tendo o mesmo objetivo de fazer a operação funcionar.
4. Escute mais
O recrutador é o responsável por conduzir a entrevista, e não o contrário.
Haverá momentos para você desenvolver suas falas e se expressar, mas tenha cuidado para não “quebrar” o roteiro criado previamente pelo profissional do RH.
5. Tente sempre responder o que for questionado
Para te ajudar neste item, faça o exercício de tentar adivinhar quais possíveis perguntas serão feitas durante a conversa.
Dessa forma, ficará mais fácil elaborar respostas e até mesmo pesquisar algum assunto que você não domine completamente.
6. Faça seus questionamentos
Não saia da entrevista de emprego com dúvidas sobre a empresa.
Se surgir algum questionamento sobre o funcionamento da operação, plano de carreira, benefícios, e demais informações que façam sentido para você, não hesite em perguntar.
O que evitar na entrevista de emprego
- Falar mal do emprego/empregador anterior;
- Comentários sobre política;
- Vestir-se inadequadamente;
- Dar respostas confusas ou vagas;
- Usar gírias ou palavras de baixo calão.
Agora que você já sabe como se preparar para uma entrevista de emprego, tenho certeza que a sua contratação está mais próxima do que nunca. Boa sorte!
Miriellen Costa é gestora de negócios há mais de 5 anos e possui especialidade em gestão de pessoas. Tem como propósito conectar talentos e empresas. Para conhecer mais do trabalho da Miriellen, faça contato clicando aqui!
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