Muitos jovens e adolescentes desejam começar a trabalhar, mas é preciso entender o que diz a legislação, para saber a partir de qual a idade se pode iniciar a vida profissional, segundo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Crianças estão proibidas de trabalhar, portanto, saber qual a idade se pode iniciar no mundo profissional e qual modelo de contrato nesses casos é fundamental. Confira os próximos tópicos e descubra a partir de qual idade se pode trabalhar, segundo a CLT!
A partir de qual idade se pode trabalhar?
Sendo direto e respondendo a principal pergunta deste tópico, a idade mÃnima para se trabalhar no Brasil é 14 anos (aprendiz), mas é preciso se atentar aos detalhes:
Segundo a legislação brasileira, a idade mÃnima permitida para o trabalho é de 16 anos, entretanto, na condição de menor aprendiz, é possÃvel começar a trabalhar a partir dos 14 anos.
Porém, existem limitações para o trabalho de pessoas com menos de 18 anos: trabalhos noturno, perigosos e insalubres são proibidos para menores de 18 anos, segundo o artigo 7º, inciso XXXIII, da Constituição Federal.
Leia também | Jovem aprendiz: 9 melhores empresas para trabalhar
O que é o contrato de aprendizagem?
Segundo o artigo 428 da CLT, a partir dos 14 anos até 16 anos só é possÃvel realizar um contrato de aprendizagem, que deve ser elaborado por prazo determinado, conforme previsto no artigo 428.
No trabalho como aprendiz, o menor poderá receber oportunidades na empresa ao término do contrato, além disso, o jovem ganhará um curso profissionalizante e sua jornada profissional será dividida entre teoria e prática.
O salário pode ser menor do que de um trabalhador com contrato por tempo indeterminado, mas essa é a melhor maneira de iniciar a vida profissional.
Leia também | Conheça 8 direitos de um Jovem Aprendiz!
O menor pode trabalhar sem ser aprendiz?
O adolescente que possui entre 16 e 18 anos pode, sim, começar a trabalhar já com carteira de trabalho assinada, desde que a rotina profissional não seja cumprida em locais que prejudiquem a sua formação escolar e desenvolvimento.
O adolescente deverá receber, pelo menos, um salário mÃnimo, e não poderá exercer alguns tipos de função (que já citamos nos tópicos anteriores), nem trabalhar no horário noturno (22:00 as 5:00).
Portanto, mesmo sendo menor, o adolescente que iniciar sua vida profissional terá todos os direitos trabalhistas garantidos, segundo a legislação brasileira.
Comentários estão fechados.