A partir de que idade devo dar um celular para o meu filho?
O uso de telas está preocupando pais no mundo inteiro, surgindo a pergunta “A partir de que idade devo dar um celular para o meu filho?
O uso de telas como celulares, tablets e até mesmo a televisões, estão preocupando pais no mundo inteiro, com isso, tem surgindo a seguinte pergunta “A partir de que idade devo dar um celular para o meu filho?”. Isso é algo que todos devem se preocupar!
Vivemos em uma época onde as crianças são educadas por meio de telas, com excesso de informações, algo extremamente preocupante. Os conteúdos que estão sendo consumidos e o hábito de ficar em frente ao celular podem ser perigosos na infância.
Muitas crianças estão obesas e sedentárias, afinal, elas se acostumaram com a vida moderna e não querem mais praticar exercícios. O uso do celular na infância pode trazer muitos problemas.
Riscos de se dar um celular na infância
- Obesidade e sedentarismo: O uso abusivo de celulares está ligado ao sedentarismo, afinal, as crianças estão praticando poucas ou nenhuma atividades físicas. Esses hábitos aumentam o risco de obesidade infantil, problemas de saúde como diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares, por exemplo.
- Distúrbios mentais: O uso de celulares sem um controle na infância pode gerar crianças ansiosas e antissociais, pois acabam se afastando de atividades comuns de uma criança. Se você notar que seu filho está com problemas ligados ao uso excessivo de smartphones e manifesta sintomas de ansiedade ou outros distúrbios mentais, busque ajuda de um psicologo.
- Problemas de aprendizagem: Esse contato da criança com a tela muito cedo, pode acabar prejudicando a socialização e o aprendizado infantil.
Leia+: 6 filmes infantis que toda criança ama e os pais também
A partir de que idade devo dar um celular para o meu filho?
Dois pediatras ouvidos pela CNN Brasil consideraram que as crianças só devem ter um celular a partir dos 10 anos. Já a psicóloga entrevistada pela CNN aponta que 13 anos é a idade ideal.
“Normalmente, o que eu proponho aos pais é: o celular serve para a criança comunicar, mas também serve para a criança ser supervisionada ou controlada. Isso é uma vantagem”, comenta o pediatra Fernando Chaves.
Portanto, podemos afirmar que não existe uma idade correta, porém, quanto mais tarde seu filho puder ter um celular é melhor. Um bom exemplo é Mark Zuckerberg, que já destacou que quer criar seus filhos longe das redes sociais. Outro exemplo é Cristiano Ronaldo, que controla o acesso do seu filho ao celular.
Algumas telas como a televisão são impossíveis de se afastar do seu filho hoje em dia, porém, tente, ao máximo, controlar o uso. Busque limitar a hora de uso, imponha limites e, desta maneira, cuide melhor dos seus filhos.
Comentários estão fechados.