Acne / Imagem freepik
O mundo do adolescente vem abaixo quando ele se olha no espelho e vê no rosto o surgimento de uma acne. Então, o jovem começa arranjar artifícios para esconder a famosa espinha. Mas a melhor forma de resolver o problema é consultando um dermatologista.
A acne é a inflamação da pele que ocorre quando o folículo piloso fica obstruído, acumulando óleo ou células mortas da pele. Isso favorece o crescimento de bactérias na base do folículo e o surgimento da acne no rosto, testa, peito, parte superior das costas ou ombros.
Na maioria dos casos, a espinha, como é popularmente chamada a acne, é causada por alterações hormonais, sendo mais comum na adolescência, na gravidez ou durante a menstruação. Também pode ocorrer em qualquer fase da vida devido ao estresse, à alimentação rica em gordura ou ao uso de remédios, como os corticoides, por exemplo.
Os sintomas da acne vão variar de acordo com sua gravidade e causa, e geralmente incluem:
Nos casos em que acontecem o surgimento de acne na forma de cistos, a pele pode ficar com marcas ou cicatrizes. Neste caso, o importante a fazer é ir logo a um dermatologista. Ele vai avaliar a causa, diagnosticar o tipo de acne e iniciar o tratamento mais adequado.
Neste caso, o médico fará uma avaliação da pele do rosto, tórax, costas e ombros, analisará o histórico familiar de acne e de outros fatores, como estresse ou uso de remédios.
Também o dermatologista pode solicitar exame de sangue ou dosagem de hormônios para identificar alterações que podem levar ao surgimento da acne e, assim, indicar o melhor tratamento.
O tratamento da acne deve ser sempre orientado por um dermatologista, que pode indicar o uso de cremes tópicos, antibióticos ou resinoides orais, dependendo do tipo de acne e da gravidade dos sintomas.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…