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Adeus Código de Barras: A tecnologia deve ser substituída até 2027

O nosso bom e velho amigo código de barras vai se aposentar e dará lugar a uma tecnologia mais moderna: os QR Codes

O nosso bom e velho amigo código de barras vai se aposentar e dará lugar a uma tecnologia mais moderna: os QR Codes. Há 50 anos surgiu o código de barras que revolucionou o comércio global, mas com o avanço de novas tecnologias, ele está sendo gradualmente substituído.

Atualmente, empresas do setor varejista estão acelerando o processo de substituição dos códigos de barras pelos QR Codes. Segundo informações, o código de barras deixará de existir em 2027, ou seja, vai passar o bastão para uma nova tecnologia.

QR Codes x Códigos de Barras: A Batalha Tecnológica

No mundo inteiro, todas as pessoas sabem o que é um código de barras. Essas linhas verticais finas e grossas, que a gente vê em produtos, são usadas universalmente para identificação e rastreamento de itens. Porém, o código tem limitações em termos de quantidade de informações que pode armazenar.

Em 1994 foi criado o QR Code, que aos poucos foi conquistando seu espaço. E eles ganharam mais espaço com a chegada dos smartphones. 

O QR Code pode armazenar significativamente mais informações do que os códigos de barras tradicionais. Quando você escaneie um QR Code pode ter acesso a detalhes nutricionais específicos, ofertas, cupons, informações de sustentabilidade e muito mais. 

Exemplos de Uso dos QR Codes

Você sabia que algumas marcas famosas já estão experimentando a substituição gradual? Por exemplo, a L’Oréal estampou um QR Code em uma tinta para cabelos. Quando a mulher escaneia, é direcionada a um site onde pode fazer um teste virtual da cor e assistir a tutoriais. Isso ajuda as mulheres a tomar uma decisão informada na hora da compra.

No momento, o que vai ser preciso é o consumidor se acostumar a escanear QR Codes em vez dos tradicionais códigos de barras. Mas, como dizem, a tecnologia não espera por ninguém! Por isso, a próxima vez que você estiver no supermercado, preste atenção: o futuro está nos QR Codes! 

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A história do Código de Barras

A primeira patente de um código de barras foi atribuída em 1952 a Joseph Woodland e Bernard Silver. Seu código consistia num padrão de circunferências concêntricas de espessura variável.

Em 1969, a Associação Nacional das Cadeias Alimentares (NAFC) realizou uma reunião, onde se discutiu a ideia de sistemas de verificação geral automatizados. A RCA tinha comprado os direitos à patente de Woodland original, participou da reunião e deu início a um projeto interno para desenvolver um sistema baseado no código bullseye. A cadeia de supermercados Kroger se ofereceu para testá-lo.

Em meados dos anos 1970, a NAFC estabeleceu o Comitê para Supermercados dos Estados Unidos em Código Uniforme de Produto de Supermercado, que estabeleceu diretrizes para o desenvolvimento de códigos de barras e criou uma subcomissão para seleção de símbolos, para ajudar a padronizar a abordagem.

A comissão enviou então uma proposta de contrato para desenvolver um sistema de código de barras para imprimir e ler o código. O pedido foi para Cantor, National Cash Register (NCR), Litton Industries, RCA, Pitney-Bowes, IBM e muitos outros. Foi estudada uma grande variedade de abordagens de código de barras, incluindo códigos lineares, código de círculo concêntrico da RCA (bullseye), padrões de “explosão de estrela” (starburst) e outros.

Em julho de 1972, a RCA começou um teste de 18 meses em uma loja da Kroger, em Cincinnati. Os códigos de barras foram impressos em pequenos pedaços de papel adesivo e anexados à mão por funcionários da loja, enquanto estes adicionavam etiquetas de preços.

O uso do código de barras – uma prática ligada à automação de processos nas empresas – levou cerca de duas décadas para ser universalizado. Na Europa, segundo dados da EAN International, até 1981, poucos dos 21 países filiados à entidade utilizavam efetivamente o código. 

Em 1985, cerca de 92% das lojas automatizadas em todo o mundo estavam concentradas em somente seis países. Os produtos devem ser identificados pelo seu código de barras para este controle de entrada e saída de mercadorias, cadastrando-os no sistema utilizado pela empresa.

No Brasil, o Código Nacional de Produtos (código de barras) foi introduzido formalmente em 29 de novembro de 1984.

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