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AGU dá sinal verde para Oi (OIBR3) desligar telefones fixos. Veja como ficam os clientes

A Advocacia Geral da União (AGU) e o Ministério das Comunicações deram aval ao acordo firmado entre a Oi e Anatel

O mundo da telefonia fixa está entrando em um novo rumo. Isso por que a Advocacia Geral da União (AGU) e o Ministério das Comunicações deram aval ao acordo firmado entre a Oi e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que  permite que a operadora saia do modelo de concessão do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC) e entre no modelo de autorização.

Neste caso, a Oi poderá “desligar” o serviço de telefonia fixa nas localidades onde ele dá prejuízo. Os clientes da operadora que ainda utilizam telefone fixo, é importante que fiquem atentos às mudanças.

Impacto nos clientes

O cliente deverá receber da Oi um aviso prévio. Eles serão avisados que a partir desse momento, deverão recorrer às ligações por celular caso queiram fazer chamadas por voz. Antes a operadora tinha 6 milhões de clientes de telefonia fixa na metade de 2024, contra 7,6 milhões um ano antes. Isso representa uma baixa de 21% só nesse período, conforme dados da consultoria Teleco. A receita da operadora também encolheu 23% nesse mesmo período.

Com a mudança para o regime de autorização, a Oi ficará desobrigada de manter a telefonia fixa, o que resultará em economia relevante. A operadora também se tornará dona dos bens reversíveis, como imóveis de centrais telefônicas e redes de cobre, podendo vendê-los.

Porém, a Oi precisará investir pelo menos R$ 5,8 bilhões em infraestrutura de internet e criação de data centers. Além disso, deverá manter os serviços de telefonia fixa até dezembro de 2028 nas localidades onde seja a única prestadora do serviço, para evitar que algumas comunidades fiquem isoladas.

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Oi anuncia descontinuidade de TV por assinatura via fibra óptica

A Oi divulgou um comunicado informando aos clientes que vai descontinuar o seu serviço de TV por assinatura via fibra óptica (IPTV). No texto, a operadora disse que  o serviço será encerrado entre os dias 30 de outubro e 30 de novembro deste ano.

“Após esse período, não será mais possível acessar os conteúdos de TV desse serviço. A cobrança da Oi TV será automaticamente cancelada, mesmo que faça parte de um combo. O período utilizado será cobrado normalmente”, diz o comunicado.

 Como alternativa, a operadora indica que os clientes incluam streamings como Globoplay, Paramount+ e Max na assinatura.

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