Chamadas

Além de Brasília: 6 cidades brasileiras que foram projetadas

Quando pensamos em cidades brasileiras, a verdade é que pouquíssimas delas foram planejadas. Como exemplo de cidade planejada mais conhecida, temos Brasília, a capital do nosso país, inaugurada no dia 20 abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek.

Mas, além de Brasília, algumas outras cidades também foram projetadas, e como consequência podem desfrutar de uma infraestrutura adequada, boa mobilidade, saneamento por toda a cidade, entre diversos.

Falarmos sobre cidades planejadas, mostram que o crescimento de uma região pode ser feito de maneira ordenada. Justamente por isso, decidimos trazer algumas das principais cidades brasileiras, que foram projetadas além de Brasília.

Goiânia (GO)

Imagem Wikipédia

A capital de Goiás foi a primeira cidade brasileira a ser planejada no século XX. Até o ano de 1942, a capital de Goiás era a Cidade de Goiás, conhecida atualmente como Goiás Velho, um pequeno município de construção barroca tombado como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Goiânia foi projetada com a influência do estilo Art Déco. Um fato curioso é que a cidade foi projetada para uma população de 50 mil habitantes, contudo, atualmente mais de 1,3 milhão de pessoas moram lá, e seu desenvolvimento aconteceu durante a presidência de Getúlio Vargas, fazendo parte da chamada “Marcha para o Oeste”.

Salvador (BA)

Imagem Wikipédia

Salvador foi a primeira capital do Brasil, e também pode ser considerada uma cidade planejada. A capital da Bahia foi fundada no ano de 1549, onde a cidade foi pensada para ser utilizada tanto como centro administrativo, quanto um forte militar.

A capital da Bahia foi projetada pelo arquiteto português Luís Dias, que definiu um estilo geométrico e quadricular, semelhante ao que ser uma fortaleza, além disso, teve forte influência do renascentismo e estilo arquitetônico lusitano.

Teresina (PI)

Imagem Wikipédia

A capital do Piauí foi fundada em 1852, e também é mais uma cidade brasileira planejada. Foi desenhada pelo brasileiro José Antônio Saraiva e pelo português João Isidoro França.

A cidade possuí grande influência lusitana, sendo desenhada com quadras em um formato semelhante a um tabuleiro de xadrez. O planejamento de mais de 172 anos faz com que a capital do Piauí seja uma cidade conhecida pelas áreas verdes, que rendem à cidade o título de Cidade Verde.

Leia também | As 10 cidades mais caras do Brasil para se viver

Palmas (TO)

Imagem Wikipédia

Palmas é uma das últimas grandes experiências do planejamento urbano brasileiro. Em 1988, a Constituição criou o Estado do Tocantins, desmembrando seu território do estado de Goiás, onde Palmas, foi definida para ser a capital.

Houveram dois responsáveis pelo projeto arquitetônico de Palmas, sendo eles: Luiz Fernando Cruvinel Teixeira e Walfredo Antunes de Oliveira Filho. Palmas tem um traçado em quadrículas visando otimizar todas as funções na cidade, além de haver muitas áreas verdes e espaços vazios entre eles.

Um fato curioso é que Palmas foi construída para abrir até um milhão de pessoas, contudo, possuí apenas 286 mil, o que apesar de ser menor que o esperado, é um avanço, haja visto que em 1991, o número de pessoas em Palmas era de apenas 24 mil habitantes.

Belo Horizonte (MG)

Imagem Wikipédia

Inaugurada oficialmente em 1897, Belo Horizonte, a capital mineira, foi a primeira cidade brasileira moderna a ser planejada, tendo sido planejada pelo engenheiro e urbanista Aarão Reis.

O objetivo do projeto era fazer com que a nova capital de Minas, se tornasse um modelo de cidade do futuro, onde, para isso, o planejamento rompeu a tendência de cidades quadriculadas, tendo uma forte inspiração francesa, onde o projeto foi inspirado na reconstrução de Paris.

Maringá (PR)

Imagem Wikipédia

Maringá no Paraná é outra cidade planejada. Seu projeto foi concebido pelo arquiteto Jorge de Macedo Vieira. O município foi inaugurado em 1947, com o objetivo de ser uma “cidade jardim”, seguindo o modelo projeto pelo inglês Ebenezer Koward.

A cidade ganhou amplas avenidas e canteiros que valorizam bastante o paisagismo. Além disso, o planejamento dividiu a cidade em zonas que foram separadas de acordo com sua função.

Ricardo

Administrador, analista SEO e chefe de redação, atuando frente aos conteúdos mais acessados do país.

Postagens recentes

Conheça as 5 Piores profissões do Brasil

Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…

17 minutos atrás

Tomar banho a noite pode melhorar sua qualidade de sono

Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…

13 horas atrás

INPP abre inscrições para concurso com salários acima de R$ 13 mil

O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu  inscrições para o novo concurso. São…

14 horas atrás

Pesquisa revela a grande vantagem de fazer uma lista de tarefas à noite

Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…

17 horas atrás

Arco-íris, pé-de-moleque e outras 7 palavras que você não conhece o plural

Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…

17 horas atrás

Prazo limite! Cursos gratuitos de tecnologia da Microsoft abrem inscrições

Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…

17 horas atrás