Alemanha está contratando imigrantes: veja a lista de profissões
A Alemanha vem sofrendo com uma profunda falta de trabalhadores qualificados, forçando o país a flexibilizar as leis de imigração
Na Europa, o país que tem sofrido com mais escassez de mão de obras é a Alemanha. Segundo dados da agência nacional de trabalho, a Alemanha tem mais ofertas de emprego disponíveis do que de pessoas suficientes para preencher suas vagas de trabalho.
O problema no país é tão grave que, o ministro do Trabalho, Hubertus Heil, afirmou que se nada for feito a tempo, a Alemanha poderá sofrer com a falta de 7 milhões de trabalhadores até 2035, o que será um tremendo freio de mão para o crescimento econômico do país.
Segundo dados do Instituto Econômico Alemão (Institut der deutschen Wirtschaft), atualmente, existem cerca de 540 mil vagas de emprego regulares que não são preenchidas no país, deixando claro a profunda escassez de trabalhadores qualificados na Alemanha.
Ainda, segundo o Ministério Federal para Assuntos Econômicos da Alemanha (Bundeswirtschaftsministerium), existe uma escassez de trabalhadores qualificados em cerca de 352 dos 801 grupos profissionais, em outras palavras, isso corresponde a 44% de todos os grupos profissionais do país.
Leia também | Profissões em falta na Irlanda: lista oficial é divulgada
Alemanha busca abrir o mercado para estrangeiros
Em uma tentativa de reduzir a falta de mão de obra qualificada no país, o governo tem trabalhado em reformas na lei de imigração, para que possa funcionar em um sistema baseado em pontos, o que poderá garantir o direito de que pessoas de outras nacionalidades possam viver e trabalhar por lá, inclusive de fora da União Europeia.
Recentemente, o país aprovou uma lei que facilita a obtenção de dupla nacionalidade, onde, imigrantes em condição legal no país, não precisarão mais abdicar de suas nacionalidades como acontecia antigamente, assim como também foi reduzido o tempo do processo para o pedido de dupla nacionalidade.
A nova lei agora permite que as pessoas possam acumular a cidadania alemã juntamente com a de outros países, determinando que imigrantes que vivam legalmente no país, possam solicitar a cidadania após cinco anos vivendo na Alemanha e não mais há oito anos como era anteriormente.
Profissões em falta na Alemanha
Segundo o portal alemão WirtschaftsWoche, baseando-se em dados do Ministério do Trabalho no país, atualmente, essas são as principais ocupações que estão em falta na Alemanha:
- Serviço social e pedagogia social – 20.578 vagas não preenchidas
- Cuidado infantil e educação – 20.466 vagas não preenchidas
- Cuidados com idosos – 18.279 vagas não preenchidas
- Engenharia elétrica de construção – 16.974 vagas não preenchidas
- Saúde e enfermagem – 16.839 vagas não preenchidas
- Tecnologia de encanamento, aquecimento e ar condicionado – 14.013 vagas não preenchidas
- Profissionais de TI – 13.638 vagas não preenchidas
- Fisioterapia – 12.060 vagas não preenchidas
- Tecnologia automotiva – 11.771 vagas não preenchidas
- Motorista profissional – 10.562 vagas não preenchidas
Comentários estão fechados.