ALERTA! Brasileiros estão obrigados a trocar o RG mas prazo ALIVIA população
Entenda os prazos para emissão do novo RG e como vai funcionar para trocar de documento
Nos últimos meses muito tem se falado sobre o novo RG, os prazos para emissão do documento e tudo mais, todavia muita gente ainda se pergunta porque de fato o governo está imprimindo um novo documento de identidade e se a troca será obrigatória.
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), popularmente divulgada como novo RG, está sendo emitida com o objetivo simples de unificar os dados e informações dos brasileiros, podendo garantir mais praticidade e segurança da integridade das informações.
Se você quer entender quais são os prazos para emissão do novo RG, como funcionará esse processo e entender melhor sobre este documento, você está no lugar certo e terá acesso a todas as informações a partir de agora.
Novo RG será obrigatório?
Sim! Os brasileiros precisarão trocar o antigo modelo de RG que possuem em mãos pela nova Carteira de Identidade Nacional, então saiba que uma hora ou outra você precisará trocar seu documento.
Todavia, o antigo modelo de RG será válido até 2032 para pessoas com até 60 anos, ou seja, todo mundo terá tempo suficiente para realizar a troca do documento e sem pressa.
Já os cidadãos com idade superior aos 60 anos não precisarão trocar o documento, pois o modelo antigo para este grupo terá prazo de validade por tempo indeterminado.
Quais informações estarão presentes no documento?
Veja a seguir todas as informações que estarão contidas no novo RG:
- Nome da pessoa ou nome social (se houver);
- CPF;
- Sexo;
- Data de nascimento;
- Nacionalidade ou naturalidade;
- Assinatura do titular;
- Nomes da mãe e do pai (se houver);
- Órgão expedidor, local e emissão;
- QR Code para validação eletrônica;
- Informações sobre tipo sanguíneo;
- Informações sobre doação de órgãos.
Como emitir o novo documento, é de graça?
Tanto para quem vai emitir a CIN ou renovar o documento não terá custo algum para isso. Já a segunda via terão alguns custos que serão tabelados por cada estado devido aos tributos estaduais.
O novo documento de identidade poderá ser emitido pelos institutos de identificação do seu Estado. Todavia, até o momento somente o Acre, Mato Grosso, Alagoas e Santa Catarina estão 100% preparados para emitir o novo documento.
Já nos demais estados e no Distrito Federal, o processo de emissão está em testes e em período de adequação dos sistemas. O prazo máximo para os entes federativos começarem a emitir totalmente o novo RG vai até o dia 6 de novembro de 2023.
Para emitir o documento é super simples, basta comparecer ao órgão de identificação do seu município com a sua certidão de nascimento ou certidão de casamento.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.