Os motoristas têm como obrigação atualizar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dentro do prazo estipulado. Quando isso não é feito, e você perde o prazo, corre o risco de levar multas e outras penalidades.
Você deve estar sempre atento aos prazos de vencimento, principalmente depois do evento da pandemia. Isso porque, em 2020, durante a Covid-19, o governo ampliou o prazo de renovação de habilitações vencidas em 2022.
Desta forma, o condutor teve mais tempo para realizar o processo de renovação. No entanto, agora é preciso tomar cuidado, o prazo está terminando.
Os motoristas do Estado de São Paulo devem ficar ligados, isso porque a atualização de CNHs com vencimento original em novembro de 2022 termina no dia 31 de julho. Quem fizer parte deste grupo, se não quiser ser multado, deverá regularizar o documento o quanto antes.
Para quem o documento venceu em dezembro de 2022, o prazo termina em agosto deste ano. Isso significa que os motoristas deverão renovar a CNH no mês que vem.
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em novembro de 2021 instituiu a prorrogação com a intenção de impedir que houvesse aglomerações de pessoas durante a pandemia. Os condutores devem lembrar que o calendário da prorrogação chega ao fim em agosto e as datas serão finalmente regularizadas.
O cidadão para poder realizar o procedimento terá um prazo de até 30 dias após o vencimento, ou seja, você tem até um mês para realizar o processo de atualização e evitar as penalidades impostas.
Lembrando que quem dirige com a CNH vencida está cometendo uma infração gravíssima e terá que pagar uma multa no valor de R$ 293,47, além de sete pontos na carteira e retenção do veículo.
Leia Também | Bolsa Família: nova rodada de pagamento começa na semana que vem
Os motoristas paulistas para solicitar a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) devem acessar os sites ou aplicativos do Detran – SP e do Poupatempo. Após os condutores serem aprovados nos devidos exames, deverão pagar uma taxa de emissão para ter acesso ao documento físico e também à versão digital pelo aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito).
A regra também está valendo para quem possui o documento nas categorias C, D ou E, neste caso, será preciso realizar o exame toxicológico em um laboratório credenciado. O teste tem validade de dois anos e meio para condutores com idade inferior a 70 anos e a mesma validade da CNH para
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…
Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…
Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…