Chamadas

Alguns motoristas vão precisar renovar a CNH até o fim de julho ou serão multados

Os motoristas têm como obrigação atualizar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dentro do prazo estipulado. Quando isso não é feito, e você perde o prazo, corre o risco de levar multas e outras penalidades.

Você deve estar sempre atento aos prazos de vencimento, principalmente depois do evento da pandemia. Isso porque, em 2020, durante a Covid-19, o governo ampliou o prazo de renovação de habilitações vencidas em 2022.

Desta forma, o condutor teve mais tempo para realizar o processo de renovação. No entanto, agora é preciso tomar cuidado, o prazo está terminando.

Quais motoristas vão precisar renovar o documento em julho?

Os motoristas do Estado de São Paulo devem ficar ligados, isso porque a atualização de CNHs com vencimento original em novembro de 2022 termina no dia 31 de julho. Quem fizer parte deste grupo, se não quiser ser multado, deverá regularizar o documento o quanto antes.

Para quem o documento venceu em dezembro de 2022, o prazo termina em agosto deste ano. Isso significa que os motoristas deverão renovar a CNH no mês que vem.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em novembro de 2021 instituiu a prorrogação com a intenção de impedir que houvesse aglomerações de pessoas durante a pandemia. Os condutores devem lembrar que o calendário da prorrogação chega ao fim em agosto e as datas serão finalmente regularizadas.

Prazos e penalidades

O cidadão para poder realizar o procedimento terá um prazo de até 30 dias após o vencimento, ou seja, você tem até um mês para realizar o processo de atualização e evitar as penalidades impostas. 

Lembrando que quem dirige com a CNH vencida está cometendo uma infração gravíssima e terá que pagar uma multa no valor de R$ 293,47, além de sete pontos na carteira e retenção do veículo.

Leia Também | Bolsa Família: nova rodada de pagamento começa na semana que vem

Como fazer a renovação?

Os motoristas paulistas para solicitar a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) devem acessar os sites ou aplicativos do Detran – SP e do Poupatempo. Após os condutores serem aprovados nos devidos exames, deverão pagar uma taxa de emissão para ter acesso ao documento físico e também à versão digital pelo aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito).

A regra também está valendo para quem possui o documento nas categorias C, D ou E, neste caso, será preciso realizar o exame toxicológico em um laboratório credenciado. O teste tem validade de dois anos e meio para condutores com idade inferior a 70 anos e a mesma validade da CNH para 

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

A palavra de poder para cada signo em outubro

Em outubro, os astros prometem movimentar a vida de todos os signos do zodíaco, e…

2 horas atrás

Multa vem aí! Quem fizer isso nas Eleições deve tomar cuidado

Faltar às eleições no Brasil pode ter mais consequências do que muitos imaginam. Para os…

2 horas atrás

CRAS abre inscrições para benefícios que somam mais de R$ 2 mil mensais

O Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) são dois dos principais programas…

2 horas atrás

Que horas cai o Bolsa Família hoje? Veja as datas atualizadas

Os beneficiários do Bolsa Família já podem se preparar para o pagamento de outubro, que…

3 horas atrás

Atletas precisam estudar? Entenda a educação dos esportistas!

A educação dos atletas é algo curioso para a maioria da população, que, ao ver…

6 horas atrás

Ansiedade social: o que é, principais sintomas e como controlar

Muitas pessoas têm problemas com ansiedade em situações sociais como eventos, reuniões ou até mesmo…

8 horas atrás